Em comemoração aos 214 anos de emancipação de Grajaú, o prefeito Gilson Guerreiro entregou, nesta quarta-feira (30), importantes obras de infraestrutura para a cidade. Acompanhado da deputada estadual Abgail Cunha, da primeira-dama Ediene Bonfim — representando o governo estadual —, além de secretários municipais e representantes da classe política local, o prefeito celebrou a data com inaugurações importantes para a comunidade local.
As festividades iniciaram ainda na terça-feira (29), véspera do aniversário, com shows de artistas renomados e apresentações culturais de talentos locais. Como marco da celebração, foi entregue a Maternidade São Francisco, a primeira unidade de saúde pública do tipo no município — um sonho antigo da população.
Durante a cerimônia, a deputada Abgail Cunha também reforçou os investimentos na saúde com a entrega de uma nova ambulância. A parlamentar parabenizou a cidade pelo aniversário e destacou a importância das obras para o bem-estar da população.
Outras inaugurações incluíram o Ginásio Poliesportivo da Aldeia Morro Branco, atendendo à demanda da comunidade esportiva, e o serviço de bloqueteamento em vias, melhorando a infraestrutura urbana.A cidade de Grajaú, uma das mais antigas e relevantes do sul do Maranhão, vem recebendo atenção especial da atual gestão municipal e do governo estadual, que têm priorizado obras fundamentais para o desenvolvimento local.
Breve histórico de Grajaú
Localizada no centro-sul do Maranhão, Grajaú foi fundada em 11 de março de 1811 pelo navegador e alferes Antônio Francisco dos Reis, à margem leste do Rio Grajaú. A margem oeste era então habitada pelos povos indígenas Timbiras e Piocobjés.
Inicialmente, em 1816, a localidade recebeu o nome de São Paulo do Norte. No ano seguinte, o governador do estado determinou a fundação da povoação em uma área chamada Estrião Grande. Pela Lei Provincial nº 7, de 29 de abril de 1835, o então presidente da província, Pedro da Costa Ferreira, elevou São Paulo do Norte à categoria de vila, denominada Vila da Chapada.
A atual cidade de Grajaú surgiu da Vila da Chapada, sendo oficialmente elevada à categoria de cidade pela Lei Provincial nº 1.225, de 7 de abril de 1881.
Nenhum comentário:
Postar um comentário