17 julho 2025

UFMA promove palestra sobre assistência Pré-natal para homens trans

 A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, no dia 3 de julho, uma palestra com o tema “Assistência pré natal para homens trans”. A ação aconteceu no auditório do Departamento de Enfermagem e foi organizada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde).

O objetivo da palestra foi discutir a importância do atendimento humanizado e qualificado às pessoas trans que engravidam, ampliando a visão da saúde pública para além dos padrões tradicionais. O evento foi divulgado nas redes sociais do programa com o convite para um “momento de aprendizado, acolhimento e reflexão sobre saúde, inclusão e equidade”.

A programação reuniu profissionais, estudantes e especialistas para abordar os desafios enfrentados por homens trans durante a gestação, grupo que ainda sofre com o preconceito e a falta de preparo de muitos profissionais da saúde.

Essa não é a primeira ação do PET Saúde voltada às pautas de diversidade e inclusão. No mês de junho, o programa também realizou uma oficina sobre saúde mental no Hospital da Criança e promoveu uma live com o tema “Empregabilidade para a população trans preta”, transmitida em suas redes sociais.

Desde 2017, a UFMA desenvolve pesquisas voltadas à inclusão do homem no processo de acompanhamento gestacional, incluindo os homens trans, como forma de fortalecer a política de pré natal masculino, recomendada pelo Ministério da Saúde desde 2008 por meio da Política Nacional de Saúde do Homem.

O debate sobre equidade também tem ganhado força no estado. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde do Maranhão realizou um seminário sobre o acesso da população trans ao SUS, durante a Semana da Visibilidade Trans, reafirmando o compromisso com a inclusão nas políticas públicas de saúde.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Novo calote? Senadora do Maranhão deve jornalistas da eleição passada, agora quer contratar novos em Imperatriz

A senadora pelo Maranhão, Eliziane Gama, que tenta se reerguer após 6 anos desaparecida, estaria tentando contratar novos canais de comunica...