14 outubro 2025

Maioria dos professores usa IA em aula


 A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou hoje o TALIS 2024 (Teaching and Learning International Survey), uma ampla pesquisa sobre educação feita em vários países.

É um estudo extenso, com várias abordagens, mas achei interessante terem uma seção específica para uso da IA na educação.

A figura 1.12. mostra que, em média, pouco mais de um terço dos professores relata ter usado IA em seu trabalho. Contudo, a taxa de uso varia drasticamente, sendo que países como Emirados Árabes Unidos e Singapura apresentam alta adoção (cerca de 75%), enquanto França e Japão registram taxas inferiores a 20%, conforme o gráfico. O Brasil está dentre os que mais usam, com 56%.

Na figura 1.13 dá para ver que os professores percebem benefícios, com cerca de 50% concordando que a IA ajuda a criar ou melhorar planos de aula e 40% concordando que auxilia no suporte individual aos alunos. Este sentimento de benefício é particularmente forte no Vietnam, onde a concordância é superior a 90% em áreas como a criação de planos de aula e a adaptação de material de aprendizado às habilidades dos alunos.

Apesar dos benefícios percebidos, as preocupações com o uso da IA são bem significativas. Em média, sete em cada dez professores temem que a IA permita aos alunos fraudar os seus trabalhos acadêmicos, uma preocupação que atinge o pico na Nova Zelândia. Além disso, cerca de 40% dos professores concordam que a IA pode amplificar vieses, reforçar conceitos errados dos alunos ou comprometer a segurança e privacidade de dados.

Para os que ainda não utilizam a tecnologia, o principal obstáculo é a falta de conhecimento ou habilidades necessárias para ensinar com IA, relatado por cerca de três em cada quatro professores. A isto se somam barreiras como o sentimento de estarem sobrecarregados pela rápida mudança tecnológica (33%) e a crença de que a IA não deveria ser usada no ensino, uma posição defendida por cerca de metade dos docentes.
De Guilherme Nery, da redação do LinkedIn Notícias 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Maioria dos professores usa IA em aula

  A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou hoje o TALIS 2024 (Teaching and Learning International Survey)...