A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou hoje o TALIS 2024 (Teaching and Learning International Survey), uma ampla pesquisa sobre educação feita em vários países.É um estudo extenso, com várias abordagens, mas achei interessante terem uma seção específica para uso da IA na educação.
A figura 1.12. mostra que, em média, pouco mais de um terço dos professores relata ter usado IA em seu trabalho. Contudo, a taxa de uso varia drasticamente, sendo que países como Emirados Árabes Unidos e Singapura apresentam alta adoção (cerca de 75%), enquanto França e Japão registram taxas inferiores a 20%, conforme o gráfico. O Brasil está dentre os que mais usam, com 56%.
Na figura 1.13 dá para ver que os professores percebem benefícios, com cerca de 50% concordando que a IA ajuda a criar ou melhorar planos de aula e 40% concordando que auxilia no suporte individual aos alunos. Este sentimento de benefício é particularmente forte no Vietnam, onde a concordância é superior a 90% em áreas como a criação de planos de aula e a adaptação de material de aprendizado às habilidades dos alunos.
Apesar dos benefícios percebidos, as preocupações com o uso da IA são bem significativas. Em média, sete em cada dez professores temem que a IA permita aos alunos fraudar os seus trabalhos acadêmicos, uma preocupação que atinge o pico na Nova Zelândia. Além disso, cerca de 40% dos professores concordam que a IA pode amplificar vieses, reforçar conceitos errados dos alunos ou comprometer a segurança e privacidade de dados.
Para os que ainda não utilizam a tecnologia, o principal obstáculo é a falta de conhecimento ou habilidades necessárias para ensinar com IA, relatado por cerca de três em cada quatro professores. A isto se somam barreiras como o sentimento de estarem sobrecarregados pela rápida mudança tecnológica (33%) e a crença de que a IA não deveria ser usada no ensino, uma posição defendida por cerca de metade dos docentes.
De Guilherme Nery, da redação do LinkedIn Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário