20 novembro 2009

Mais uma data marcada pelo governo para inauguração da Ponte

Veja matéria do “O progresso” de hoje 20/11


Governo vistoria ponte sobre o rio Tocantins

Por determinação da governadora Roseana Sarney, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) iniciou, ontem (19), uma vistoria técnica na ponte sobre o rio Tocantins, obra construída pelo Governo do Maranhão que deve ser inaugurada na primeira semana de dezembro. A vistoria foi feita pelo engenheiro José Lauro Braga, superintendente de Planejamento Rodoviária da Sinfra, e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas.
José Lauro explicou que a última vistoria será feita no dia 30, prazo final para que a construtora responsável pela obra entregue a ponte, seus acessos e toda a infraestrutura secundária prontos.
"A obra está dentro do cronograma. Estamos procedendo à primeira vistoria, das duas programadas para a etapa final da obra, e constatamos que restam apenas pequenos acabamentos", explicou o engenheiro da Sinfra.
"A orientação da governadora Roseana Sarney é de que essas vistorias sejam realizadas dentro dos mais rigorosos padrões técnicos, visando primeiramente a segurança de pessoas e veículos que irão trafegar pela ponte", acrescentou o secretário Adhemar Freitas. O Governo do Estado, segundo Freitas, ainda não definiu a data exata da inauguração da ponte, "mas será entre o dia 1º e 7 de dezembro", acrescentou.
Dados - Iniciada em 2006 e deixada inacabada pelo governo anterior, a ponte sobre o rio Tocantins, ligando Imperatriz ao município de São Miguel, em Tocantins (TO), tem uma extensão de 1.020 metros. São 2,6 quilômetros de acesso do lado maranhense - e uma ponte de 90 metros sobre o riacho Cacau, no território imperatrizense, e 6,6 quilômetros na margem tocantinense.
Para a ponte foram projetadas duas faixas de tráfego de 4,95m de largura cada uma e dois passeios laterais. Seu projeto foi concebido de modo a não prejudicar o livre fluxo de embarcações no rio Tocantins. O vão central mede 140 metros e é sustentado por cabos de aço ancorados em torres. Nesse vão, a altura entre o maior nível d’água e a parte inferior da viga da ponte é de 30 metros. A obra já é o principal cartão postal de Imperatriz, devido à sua grandeza e beleza.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...