03 maio 2012

UFMA, UNICEUMA, FACIMP e a população de Imperatriz aguardam curso de medicina.

Prefeito Madeira, junto com a secretária de Saúde de Imperatriz Conceição Madeira receberam a informação ontem sobre a finalização da implantaçao estrutural para a receber o curso de medicina. De acordo com as normas, para instalação do curso é necessário que a cidade tenha um centro médico que sirva de Hospítal Escola.


Neste caso, para apressar a instalação, a prefeitura priorizou em estruturar o Hospital Municipal, retirando qualquer empecilho para a implantação do curso.


Tanto UFMA, UEMA que já dispõe do curso de medicina em Caxias, quanto o CEUMA ou a FACIMP podem instalar o curso.  A faculdade de Imperatriz, a FACIMP está com suas instalações quase prontas e corre contra o tempo para regularizar documentações junto ao MEC e  receber os primeiros acadêmicos.


No uso da tribuna no ultimo dia 23, a Deputada Valéria Macedo solicitou empenho dos governos para sanar possiveis problemas que poderiam prejudicar a instalação da faculdade pela UFMA, no mesmo pedido, a Deputada reinterou ao Reitor da UFMA, o Sr.Natalino Salgado, que priorizasse a implantação, pois cursos particulares de medicina excluem a pessoas de baixa renda por ter custos altos que variam de R$ 3 mil reais a R$ 5 mil reais.


Para o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, a luta pelo curso deve ser responsabilidade de todos, tanto dos deputados como da governadora, uma soma de esforços,  afinal Imperatriz ainda sofre com a pequena quantidade de médicos que deveriam ser em média de 2,5% por cada mil habitantes, no nordeste a média é de 0,54% muito abaixo da média nacional que é de 1,8%.


A implantação do curso de medicina será um conjunto de benefícios a sociedade, tanto na implantação do curso na UFMA, que traria a oportunidade para as pessoas de menor renda. Para as faculdades particulares, que continuariam atraindo estudantes e fortalecendo nossa economia, como também para a população que busca o atendimento médico, que contaria com leque maior de profissionais.


NOTA...
É fantasioso afirmar que o prefeito não estaria priorizando a faculdade pública. A parte da prefeitura, a qual permite a implantação de qualquer faculdade, seja pública ou privada é a implantação do hospital Escola, passo importante que o município correu para concretizar.


 Os esforços agora passam para as questões estruturais da faculdade UFMA e burocrática das demais, as particulares. É possível que a governadora apresse a implantação, afinal ninguém tem interesse em inaugurar uma faculdade particular, quer dizer, nem um politico seria tão inocente para posar para fotos neste momento. Madeira é um politico antes de mais nada, e tem ciência que os benefícios e seu governo devem ser a priori para povo. 


Se é tucano ou farsistas, como são esses partidos de esquerda não importa. A faculdade pública, ou qualquer ação publicas é a prioridade para qualquer governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois eu quero eh ver se esses tucanos vão mesmo implantar medicina na instituiçao publica, ja que para a familia Sarney eh muito mais lucrativo implantar no ceuma- que pertence ao seu grupo. A esquerda eh que luta pelas minorias, e fez do Brasil um país mais forte economicamente, ainda bem que eles ainda estão no comando do governo federal, por isso essa implantaçao do curso na Ufma podera ocorrer, no entanto, se fossem tucanos, isso não seria realizado.

Postagem em destaque

Roberto Rocha diz que deve ser candidato ao governo em 2026 pela direita

O ex-senador Roberto Rocha concedeu, nesta terça-feira (30), uma entrevista exclusiva por vídeo conferência ao jornalista Elias Lacerda. O e...