25 julho 2012

CASO IVANILDO JR: Só perdeu quem morreu - 20 anos ou 1/4 da pena?

foto: Pinheiro
A sentença foi proferida ontem (24) por volta de meia-noite e o que se esperava era mais do que ocorreu, o sentimento de revolta que toma conta dos pais e amigos de Ivanildo Junior, jovem estudante, que foi tragicamente morto, além de ter sido espancado - Ninguém, ou nenhum ser humano conseguiria  imaginar quanto sofrimento passou Ivanildo, desde o momento em que foi colocado no bagageiro de uma viatura do Estado, aquela que os pais de Ivanildo, através dos seus impostos, recolhidos em sua empresa, mês a mês, ajuda a pagar.

Os bandidos e assassinos, Smailly, foi condenado a 21 anos de prisão e Abreu, o outro bandido, condenado a 22 anos. Mas quem perdeu mais nesse episódio?

A pergunta de fácil resposta, vem acompanhada também de duvidas, apesar do principal prejudicado, como sempre, ser a vítima, aquele que morre e que na sua maioria, a família, assiste a impunidade e a morosidade do Estado e da justiça.  

A condenação dos dois assassinos é pouca, pois são assassinos, sempre foram bandidos transvestidos de homens da lei. Smailly que veio do Estado do Piauí, foi aprovado pela PM do Maranhão, mas logo excluído, voltou sob "mandado de segurança", impetrado em seu favor, conseguiu vestir o uniforme mais importante do Estado, o da Policia Militar.

São apenas 22 anos, aliados ao bom comportamento, tempo em que estiverem presos e os direitos reservados, sem antecedentes, não passarão mais que 1/4 da pena na cadeia. - é possível que não passem muito tempo presos e retorne ao mundo do crime, a família por sua vez, continuará com a dor da perda, a imagem do cadáver encontrado em cova rasa, o trauma durante o desaparecimento do jovem e a insegurança ao encontrar um policial fardado pela rua. A família por sua vez, continuará acreditando que a pena foi pouca, que os bandidos logo estarão na rua, continuaram lutando para preservar a imagem do seu filho vivo, mas estarão sempre certos -  Não é somente quem morre que perde, mas a família, as famílias e a sociedade, que mesmo quando assistem a julgamentos longos e com seus resultados impotentes, comprovam que o maior responsável pelos crimes continua sendo a impunidade, e ao final, Smailly e Abreu estão satisfeitos com a pena -  "Obrigado Estado, quem perde mesmo é quem morre..."

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...