20 outubro 2012

Sepluma e Commam orientam moradores a não jogar lixo nas ruas e nos riachos



  • (Campanha quer cidade limpa e povo consciente)
    Fernando Cunha
Domingos Cezar/ O Progresso

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) está lançando, com o irrestrito apoio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), a Campanha Cidade Limpa com o tema ‘Cidade limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja’. A campanha visa conscientizar as pessoas a não jogarem lixo nas ruas e nos riachos.
Para o titular da Sepluma, Enéas Rocha, a bandeira empunhada pelos membros do Commam vem apenas reforçar o trabalho de conscientização que a pasta que dirige já vem realizando desde o início da administração do prefeito Sebastião Madeira. “Esse trabalho é feito com palestras pelas escolas, entidades e bairros da cidade”.
Enéas Rocha observa, entretanto, que a campanha vem em boa hora, uma vez que está começando a temporada de chuvas e esta traz enormes transtornos, quando as pessoas atiram lixo em qualquer parte da cidade, cujos resíduos são transportados pela força das águas para os leitos dos riachos que cortam a cidade.
A presidente do Commam, Ivanice Cândido, orienta as pessoas desavisadas que qualquer objeto que joguemos nas ruas fatalmente será levado para o leito dos riachos. “Para que assoreemos (entupimos) nossos riachos, não é preciso que joguemos o lixo diretamente em seu leito”, explica Ivanice, “de qualquer parte da cidade o lixo é arrastado para os riachos e, consequentemente, para o rio Tocantins”.
Objetivos
Ainda de acordo com Ivanice Cândido, o projeto Cidade Limpa tem como objetivos corroborar com o processo de educação ambiental na mitigação do entupimento dos esgotos; transformar a escola em um posto de entrega voluntária, sensibilizar e conscientizar alunos, pais, educadores e comunidade envolvida com a escola para os problemas ambientais da atualidade.
Visa, também, estimular a compreensão sobre cidadania, incentivar novos hábitos através de palestras ecologicamente corretas e estimular a coleta seletiva dos resíduos sólidos. “O interessante do projeto é a inter-relação e mobilização de vários segmentos da sociedade, uma vez que para resolver o problema do lixo nas vias urbanas é preciso resolver problemas sociais, educacionais e ambientais”, explica Ivanice.
Ela observa, também, que o projeto objetiva oferecer aos moradores qualidade de vida e, ao mesmo tempo, promover a proteção do meio ambiente e conscientizar a população sobre a limpeza das ruas. “Desta forma, incentivamos a sustentabilidade combatendo a proliferação de animais e insetos, que possam oferecer risco à saúde da população, como a dengue, entre outras”, concluiu Ivanice Cândido.

2 comentários:

Josué Moura disse...

Holden, me permita fazer algumas pontuações a respéito dessa matéria:
1- Não dá mais para a Sepluma ficar nessa ai de conscientizar a população para não jogar lixo nas ruas, nos riachos...Chega de frescura, tem que baixar a caneta, exercer o poder de polícia do município. Se o Enéas não quer deixar a zona de conforto na área do meio Ambiente que entregue o boné...
2 - Esse COMAM tem que ter uma mudança., deixar de ser um órgão oficial da prefeitura e fazer o seu papel. Do jeito que está não funciona,nada faz porque não tem nenhuma independencia em relação ao Poder Público. Não se trata de bater de frente, mas em determinado momento o Conselho tem que questionar o comodismo dessa Sepluma. Mas como se a presidente é lá de dentro?
3 - Finalmente, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, tem que ser duas coisas na longa lista de nosso prefeito para dar uma virada de mesa, do contrário estaremo0s condenados a essa coisa que tai, uma limpeza pública mal feita, uma cidade suja e desorganizada...
Vai Madeira, mete a caneta!!!

Anônimo disse...

Parabéns dr. Moura, é isso mesmo. Mas será que o prefeito reeleito Sebastião Madeira vai mesmo mudar alguma coisa na administração dele? Nãos ei se é verdade, mas falam muito mal desse Enéas, um tal de Chico do Olhão...(Espírito de Carlos Lacerda)

Postagem em destaque

Roberto Rocha diz que deve ser candidato ao governo em 2026 pela direita

O ex-senador Roberto Rocha concedeu, nesta terça-feira (30), uma entrevista exclusiva por vídeo conferência ao jornalista Elias Lacerda. O e...