19 novembro 2012

Fraude no setor de pesca pode levar um Deputado Federal e um Estadual a cassação.

A fraude no setor de pesca no Maranhão pode levar um deputado federal e outro estadual à cassação. A coisa é feia e está sendo apurada pela Polícia Federal.
Em municípios que sequer existem lagos, é bastante elevado o número de pescadores aposentados. É uma roubalheira das mais impressionantes, envolvendo colônias e sindicatos de pescadores.


Um exemplo pode ser verificado na cidade de Rosário, cidade que tem uma população de 39 mil habitantes, dos quais 20 mil estão cadastrados como pescadores em duas entidades.


Bacabeira é outro exemplo dessa bandalheira. Lá só tem os lagos sazonais do campo de Perizes, o que gerou mais de 5 mil pescadores cadastrados. Esse contingente de falsos coletadores de pescados é responsável por desvio de grandes somas, seja através de aposentadorias fraudulentas ou do pagamento no período do defeso.

Uma história hilária foi relatada por um funcionário da Caixa Econômica, destacando que foi auxiliar uma loura jovem e bem vistosa, que se identificou como pescadora.
Ao observar que a dita cuja sequer conhecia um anzol, o bancário, gozador, indagou se no município dela não se pescava picanhas, chã e alcatra, ao que ela respondeu:
-Olha, esses tipos de peixe são difíceis, mas a gente consegue pescar de vez em quando.

Daí dá para se tirar uma conclusão da corrupção que infesta o setor pesqueiro no Maranhão, envolvendo parlamentares, presidentes de colônias, de sindicatos e os tais “procuradores”.

Na Polícia Federal, dizem que a cobra deve fumar agora no mês de dezembro, quando concluírem as investigações e remeterem o inquérito para a Justiça Federal.


Coluna do Djalma Rodrigues

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Lajeado Novo e Carolina devem devolver recursos recebidos irregularmente por manipular dados do EJA

Na Região Tocantina, as cidades de Lajeado Novo e Carolina estão na lista da auditoria dos tribunais, e devem seguir o mesmo fim de outras c...