04 setembro 2013

Abrigos de ônibus terão espaço destinado a portadores de necessidades especiais

Abrigos de onibus já estão pronto para  ser instalados
Imperatriz – 50 abrigos destinados aos usuários do transporte coletivo serão instalados, nesta primeira etapa, em diversos bairros de Imperatriz. A garantia é do secretário municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, que confirmou o recebimento do primeiro lote de 25 abrigos da empresa vencedora da licitação realizada pelo município de Imperatriz. “A previsão é que mais 25 abrigos cheguem até o final dessa semana no pátio da Setran”, disse.

Ele considera uma conquista do usuário de transporte coletivo que disporá, até o final da gestão do prefeito Madeira, de mais de 150 paradas padronizadas instaladas em diversos pontos do centro e dos bairros de Imperatriz.

O secretário explicou que os técnicos do órgão fizeram um levantamento prévio dos locais que concentram um grande número de passageiros de transporte coletivo para iniciar até o final desse mês a instalação dos primeiros abrigos de ônibus. “Em locais de pouco fluxo de passageiros não serão contemplados nessa etapa inicial com esses abrigos, pois temos que levar em consideração pontos que ficam próximos às escolas, faculdades e postos de saúde”, disse.

J. Ribamar assinala que esses 150 abrigos servirão para atender a necessidade mais emergente dos usuários do transporte coletivo de passageiros, sendo que, caso haja necessidade será realizado um outro levantamento para diagnosticar a viabilidade de adquirir novos abrigos. “A instalação do primeiro lote de abrigos estava previsto para o mês passado (agosto), houve um atraso na confecção desse material, mas já começamos a recebê-los, pois é um abrigo de porte grande e que exige cautela e cuidados”, explicou.
Ele disse que pelo menos quatro empresas participaram do processo de licitação dos abrigos, inclusive empresas instaladas em Imperatriz. “A empresa vencedora ganhou quase pela metade do preço, pois um abrigo desse que será implantado está custando em média R$ 8 mil. Em Imperatriz, na concorrência esse abrigo custou pouco mais de R$ 4 mil”, disse.

Os abrigos de ônibus terão capacidade para seis pessoas sentadas, além de um espaço destinado para pessoas portadoras de necessidades especiais (cadeirantes). 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...