28 outubro 2014

MA: São Pedro dos Crentes é a única cidade do Maranhão que Aécio obteve mais votos que Dilma


  • Candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves
    Candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves
A vitória com 71,69% dos votos válidos para Dilma Rousseff (PT) no Nordeste escondeu um pequeno grupo de 21 cidades que escolheram Aécio Neves (PSDB) como o preferido para comandar o país. O número significa 1,2% dos 1.794 municípios da região que garantiu a reeleição da presidente. No primeiro turno, Aécio havia ganho em apenas duas cidades: Campina Grande (PB) e Buerarema (BA).
As cidades onde Aécio venceu no Nordeste se destacam por serem, em alguns casos, referência de microrregiões econômicas. Em todas as nove capitais, Dilma venceu.
É o caso de Campina Grande (PB), a segunda maior do interior do Nordeste e polo de desenvolvimento na região do agreste paraibano.
No segundo turno, outras cidades de porte similar deram vitória ao tucana, como Vitória da Conquista, referência no sudoeste baiano e com mais de 300 mil habitantes. Na cidade, 50,6% votaram em Aécio e 49,4% em Dilma.
Outro caso foi Eunápolis, no extremo sul baiano, também deu vitória ao tucano: 52% a 48%.
Em Pernambuco, onde Aécio contou com apoio da família Campos, o tucano venceu em apenas uma cidade: Taquaritinga do Norte, no agreste do Estado, e mesmo assim de forma apertada: 51,5% a 48,5%.
Já no Maranhão, a única vitória ocorreu na pequena São Pedro dos Crentes, onde Aécio venceu por cinco votos: 1.256 contra 1.251 da petista. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...