11 novembro 2016

Novembro azul: SEMUS leva orientação aos homens sobre cuidados com a saúde


As palestra e realização de exames estão acontecendo em algumas empresas que agendaram atendimento para o mês de novembro

A campanha que visa massificar as informações sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata, acontece durante todo o mês. Segundo especialistas da área de oncologia quanto mais cedo se descobrir o câncer, mais eficaz é o tratamento e maiores são as chances de cura, assim sendo, exames periódicos são indispensáveis para o diagnóstico precoce da doença, que não apresenta sintomas em seu estágio inicial.

Seguindo essa perspectiva é que a Secretaria Municipal de Saúde definiu seu cronograma de atividades do “Novembro Azul”. De acordo com a secretária da pasta, Conceição Madeira, as ações devem ser voltadas tanto para a conscientização quanto para simplificação do acesso aos exames preventivos do câncer disponibilizados pela Rede Pública de Saúde Pública de Imperatriz.
“Para tanto, além das palestras educativas (ministrada por urologistas e oncologistas) que levaremos a diversas empresas onde tem um grande número de trabalhadores homens, nós circularemos com a Unidade Móvel de Prevenção e combate ao Câncer por alguns pontos da Cidade, bem como nos locais das palestras e das ações de saúde projetadas para o mês de novembro”, informa a secretária ao ressaltar a importância da prevenção contra a doença, que deve ser iniciada entre 45 e 50 anos por meio dos exames anuais de dosagem do PSA e toque retal.

A última empresa a receber a palestra essa semana foi a Sotreq na BR 010, onde os funcionários puderam esclarecer suas dúvidas em um bate papo com o urologista Alair Firmiano. “Muito importante, até para todos ficarem mais informados, pois quando as pessoas falam em novembro azul, a gente só pensa em câncer de próstata, mas você pode ser acometido com qualquer tipo de câncer, então a abordagem dele foi muito boa, porque mostrou os diversos cânceres que existem e os que mais incidem na nossa região, e agora nós ficamos em alerta”, ressalta o Consultor de Negócios Mauro Teixeira, ao falar da palestra.

“Muitos dos cânceres que temos hoje, como o câncer de pênis que o Maranhão lidera o ranking nos índices está ligado a falta de informação e ao fator cultural, socioeconômico, então nessas oportunidades a gente aproveita para explanar tanto sobre o câncer de próstata que ainda mata muitos homens e sobre os diversos cânceres que ainda tem índices alarmantes”, explica o urologista ao falar da metodologia utilizada em suas palestras.

Alair acrescenta ainda que esses encontros proporcionados pela SEMUS Ajudam demais, porque às vezes a pessoa não tem ideia da gravidade da situação, então nem procura o médico, tenta tratar de forma paliativa. “E se a gente vai lá, mostra como é, como evolui, as pessoas ficam em alerta. Com certeza as pessoas que estavam nessa palestra já vão olhar essas patologias de forma diferente. Então esse é um momento importante porque nós levamos informação que geram mais qualidade de vida”, observa.

Além das palestras, a Secretaria segue com o cronograma de atendimento da Unidade Móvel nos bairros em alguns órgãos e setores. Na manhã de hoje, por exemplo, atenderá a comunidade do Parque do Buriti em frente a Igreja Batista Adonai – Rua 4 Nº 05 esquina com Rua 20.
Maria Almeida (ASCOM)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...