09 março 2017

Procuradoria da Mulher é inaugurada na Assembleia Legislativa sob o comando de Valéria Macedo


A defesa dos direitos femininos ganhou um importante espaço nesta quarta-feira (08), com a inauguração da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão. O ato, coordenado pela procuradora da Mulher, deputada Valéria Macedo (PDT), contou com a participação de parlamentares e de representantes das instituições que atuam no combate à discriminação e à violência contra a mulher.

“A exemplo do Senado, onde há uma Procuradoria atuante e vários projetos de lei em tramitação que vão mudar a vida da mulher brasileira, aqui no Maranhão queremos dar a nossa contribuição, como parlamentares, para garantir direitos e fortalecer a presença feminina nos mais diversos setores da sociedade”, enfatizou Valéria Macedo. Ela acrescentou que a Procuradoria terá efetiva participação na formatação de projetos de lei de interesse das mulheres e da família, assim como na implantação de políticas públicas estaduais e na promoção de estudos e debates sobre as questões de gênero.

O vice-presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, ressaltou que a inauguração da Procuradoria no Dia Internacional da Mulher demonstra o compromisso do Legislativo estadual com a igualdade de gênero. “Hoje fazemos história, inclusive homenageando mulheres que ajudaram a construir a história política do Maranhão”, disse ele, ao lado dos deputados Francisca Primo, Bira do Pindaré e Zé Inácio.

Como representante do Poder Judiciário, a juíza Sônia Amaral declarou que a Procuradoria da Mulher será mais um espaço de discussão de políticas públicas para a afirmação da igualdade entre homens e mulheres. “Só as leis não bastam, é preciso efetivá-las. A igualdade precisa sair do papel, e parabenizo a Assembleia Legislativa pela escolha da deputada Valéria para conduzir esse trabalho”, destacou.

No ato, mulheres que exerceram mandato de deputadas estaduais e federais do Maranhão foram homenageadas em um painel de fotografias. “Esta cerimônia é também um espaço de solidariedade com todas as mulheres ainda violentadas e discriminadas em pleno século XXI, lembrando que a luta por nossos direitos tem que continuar”, declarou a ex-deputada Helena Heluy, uma das homenageadas.

A procuradora da Mulher recebeu o apoio também das representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados, do Conselho Estadual da Mulher e do Movimento de Mulheres do PDT, além de outras lideranças femininas presentes à cerimônia de inauguração.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...