05 abril 2017

Valéria Macedo parabeniza governador Flávio Dino pelo CTA em Presidente Dutra e volta a pedir o CTA de Imperatriz


A deputada Valéria Macedo (PDT) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (04) na Assembleia para parabenizar o governador Flávio Dino pela instalação do Centro Tático Aéreo (CTA) em Presidente Dutra e aproveitou a oportunidade para reiterar sobre o pedido que fez em 2016 sobre um CTA em Imperatriz. 

O principal objetivo deste serviço seria um reforço nos serviços de saúde e segurança pública nas regiões Tocantina, Sul e uma parte do Maranhão Central, com uma população estimada de 500 mil habitantes.

“A escolha de Presidente Dutra é das mais acertadas pela localização estratégica, porque é uma região do Maranhão que ainda carece muito de aparelhos públicos do estado nas mais diversas áreas, segurança, saúde e outros. Parabenizo o governador por esta ação”, destacou.

Para a deputada, Presidente Dutra é a Imperatriz do Maranhão Central e, por isso mesmo, aproveitou para relembrar outra indicação sua em favor do município e região, qual seja, que o governo instale um campus avançado da Uema em Presidente Dutra com cursos de Direito, Engenharia, Medicina, Enfermagem, Agronomia, dentre outros. “O Maranhão Central é muito carente deEducação Superior”, ressaltou a deputada.   

Segundo a parlamentar  o serviço do CTA em Imperatriz hoje é realizado por terceirizados de empresas privadas, estabelecidas no aeroporto Prefeito Renato Moreira. “Nada contra, mas o município de Imperatriz necessita desse serviço prestado diretamente pelo estado e mais aberto a população. Imperatriz tem serviços de saúde de alta complexidade, UTIs, faculdade de medicina, já há profissionais treinados entre médicos, enfermeiros e outros, inclusive que fizeram o curso em São Luís para o CTA”, ressaltou Macedo. 

De acordo com a deputada, Imperatriz tem uma estrutura para receber um CTA, pois há o aeroporto, o 3º Batalhão da Polícia Militar com terreno amplo, um hangar. Ela ressaltou a importância do CTA para operações policiais, na questão dos combates à criminalidade, tráfico de drogas, roubos na região.

“Nós sabemos que Imperatriz é um polo macrorregional de saúde, atende vários municípios da região e lá que se concentra as UTIs.  Mas alguns casos demandam serviços de altíssima  complexidade só existentes aqui em São Luís. E para o transporte desses pacientes que sofreram algum acidente automobilístico ou algum caso grave que precisa de uma especialidade que só tem na capital, será usado esse trabalho aeromédico do serviço público, com toda essa estrutura que está sendo montada em Presidente Dutra. Então solicitamos para Imperatriz”, relatou.

A parlamentar destacou que na área de segurança pública é necessário um suporte de um helicóptero 24 horas por dia para cobrir eventuais diligências nas regiões Tocantina, Sul e parte do Centro-Maranhense.

O CTA possui base em São Luís, e, atualmente, sua estrutura conta com três helicópteros, dois aviões e 89 profissionais, entre operadores, pilotos, mecânicos e apoio administrativo. O serviço do CTA é integrado, servindo as áreas de Saúde, Segurança Pública e ao executivo estadual. Atualmente, o estado possui três helicópteros e dois aviões de pequeno porte.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...