29 maio 2017

Em Imperatriz, Valéria Macedo defende o fortalecimento da Enfermagem e da Saúde Pública


A deputada Valéria Macedo participou, na manhã desta segunda-feira (29), em Imperatriz, como palestrante da Semana da Enfermagem, evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN).

Estavam presentes inúmeros enfermeiras e enfermeiros de Imperatriz e da Região Tocantina, o presidente do COREN/MA, Jhonny Marlon Campos; Erica Tourinho, Enfermeira Coordenadora do Departamento de Atenção Básica do município de Imperatriz; e Amanda Larissa Saraiva Sousa, fiscal do COREN/MA.

Na oportunidade, Valéria Macedo voltou a defender o fortalecimento do SUS estadual, não apenas com investimentos em obras físicas, mas com o investimento em recursos humanos e equipamentos modernos.

A deputada Valéria disse que é fundamental a união de todos os profissionais da enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares, os quais juntos totalizam cerca de 50 mil pessoas no Maranhão, segundo dados do próprio COREN. "Todas as entidades COREN, ABEM, associações, sindicatos da enfermagem devem se mobilizar porque, segundo pesquisa da Fiocruz, a situação dos profissionais da enfermagem no Brasil piorou muito”, enfatizou.

“Posso afirmar para vocês, embora vocês saibam bem disso, que a relação de trabalho dos enfermeiros com a administração estadual é muito ruim porque sem estabilidade, precarizadas por meio de empresas terceirizadas, com baixos salários, sem plano de cargos e salários, com sobrejornadas de trabalho, sem direitos previdenciários e trabalhistas observados, com muita vulnerabilidade social e profissional, enfim, uma situação que apenas com a nossa mobilização plena e a nossa luta permanente poderá trazer mudanças para melhor”, explicou Valéria.

A deputada Valéria disse que vem fazendo sua parte e defendendo a enfermagem na Alema desde 2011, com vários projetos, dentre os quais, piso salarial, jornada de 30 horas, luta pela realização de um concurso público, dentre outros, mas falta uma mobilização mais forte da categoria, dos sindicatos, dos próprios profissionais participando de um evento como este. 

"Muitos são os desafios da categoria e um deles nós enfermeiros temos que liderar as estruturas organizacionais da saúde. Liderar é ter influência interpessoal, é influenciar pessoas a mudar, não importa quão insignificante essa mudança possa ser. O importante é a mudança proporcionar o aprimoramento da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente-paciente, bem como o desenvolvimento do potencial do pessoal auxiliar de enfermagem”, assinalou a deputada Valéria.

A deputada Valéria falou também dos problemas da saúde pública no estado e dos seus grandes desafios. Voltou a defender a realização de um concurso público pelo Governo do Estado, de investimentos em recursos humanos efetivos em todo o estado do Maranhão.

Outro problema grave, segundo a parlamentar, é a baixa capacidade financeira dos municípios do Maranhão para investir mais na saúde das populações locais e, principalmente, na Atenção Básica, de modo que se não houver uma contrapartida regular por parte da administração estadual muito pouco ou quase nada se poderá fazer.

assessoria

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...