23 julho 2017

DEM no Maranhão vale derrubada de Temer.


A interferência do presidente Michel Temer quanto a saída de 10 deputados Federais do PSB para o DEM - articulados por Rodrigo Maia (DEM) eventual sucessor de Temer, deve manter o cenário no Maranhão, e, principalmente, o partido que o Deputado Federal maranhense José Reinaldo Tavares teria optado por filiar. 

O DEM é o partido do presidente da câmara, Rodrigo Maia, considerado um barco seguro para os dissidentes do PSB migrar, com a condição de apoio em uma eventual queda do presidente. Assim como Temer, essa seria a unica possibilidade de Mais chegar a presidência do Brasil.

Portanto, José Reinaldo Tavares planta duas velas no congresso, uma de apoio a Temer e as reformas, e a outra a cargo da condução do presidente da câmara ao cargo político mais cobiçado da republica.

Temer reuniu com a ala governista do PSB e freou a debandada de parlamentares ao DEM, e, pelo menos por enquanto, os acordos ficam paralisados. A ida de José Reinaldo ao DEM lhe daria a garantia de ser o candidato a Senador pelo partido e automático, o comando da legenda no Maranhão. Além disso, com grandes chances do Democratas apoiar Flávio Dino a reeleição.

José Reinaldo neste momento é um jogador que tenta ser ao mesmo tempo um governista, negociador do golpe contra Temer e negociador de uma chapa onde existe chances reais de encerrar a carreira como um dos Senadores do Maranhão.

Agora o novo partido de José Reinaldo depende do golpe, ou da permanência de Temer no comando do palácio maior.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...