11 julho 2017

Secretários de Educação decidem por "Paralisação Geral no Estado"


Secretários Municipais de Educação, professores, sindicatos, prefeitos e também o membros do Ministério Público do Maranhão, se reuniram nesta segunda-feira (10), no Convento das Mercês, em São Luis, e decidiram pela paralisação geral no Estado do Maranhão em função da perda de recursos do FUNDEB (Fundo da Educação Básica) devido aos cortes no repasse do Governo Federal.

O objetivo é pressionar o governo a perdoar a divida com dos municípios como são feitas com as empresas privadas e bancos e, ainda, devolver os recursos de mais de 224 milhões que foram cortados dos repasses desta segunda-feira dos Municípios em todo o Estado do Maranhão, comprometendo seriamente as contas públicas e possivelmente o salário de servidores. A paralisação está prevista para a próxima sexta-feira, dia 14.

Segundo o secretário de Educação do Municipio de João Lisboa, Davison Sormanne, os cortes dos recursos podem levar os municípios ao colapso, dificultam investimentos na educação como reformas e construção de escolas, explicou.

O Maranhão é o primeiro dentre os 5 Estados que sofreram cortes a se manifestar, e espera que os demais Estados que perderam recursos com o corte do Governo Federal possa se manifestar, devido, principalmente, ao atraso na folha de pagamento que deve ocorrer nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...