14 setembro 2017

Flávio Dino ressalta força empreendedora de Imperatriz e lança Edital Startups durante 17ª Fecoimp


Um dos mais conceituados eventos em oportunidades de negócios do Brasil, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) chegou a sua 17ª edição na quarta-feira (14), no Centro de Convenções da cidade. O governador Flávio Dino, mais uma vez, participou da abertura da iniciativa e enfatizou a força da cidade de Imperatriz para vencer a crise a partir das suas potencialidades empreendedoras. Na ocasião, o Governo do Estado lançou o Edital Startups, que investirá R$ 850 mil para o fomento de projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica.

Com o tema ‘Todos os negócios acontecem aqui’, a 17ª Fecoimp, que conta com o apoio do Governo do Estado, ressalta a relevância comercial de Imperatriz para a Região Tocantina. Para este ano, a expectativa é de que a oferta de palestras e treinamentos gere presença de público 20% maior do que a edição passada: são esperadas 36 mil pessoas nos quatro dias de evento, que segue até o dia 16 de setembro.

Para o governador Flávio Dino, a força demonstrada pela cidade de Imperatriz  é capaz de vencer qualquer crise, pois o espírito que preside mais uma edição da Fecoimp é de união, congraçamento e harmonia. Segundo ele, a parceria público-privada é fundamental pois “todos os empreendedores, de Norte a Sul do país, sabem o peso que o poder público tem na formação do Produto Interno Bruto no Brasil e na geração de atividade econômica, seja pela sua dimensão indutora, seja pela capacidade de geração de renda para movimentação do amplo setor de comércio e serviços”.

A 17ª edição da Fecoimp visa reunir a classe empresarial em oportunidades de negócios, troca de experiências e interação sobre as novidades tecnológicas e demais inovações do setor. Na programação, mais de 70 palestras, minicursos, workshops, oficinas e seminários; 16 estandes de alimentação variada; e 11 atrações culturais. Uma das novidades é o Salão do Empreendedor, que tem parceria do Sebrae-MA e vai oportunizar mais de 30 palestras sobre estratégias para a comercialização de produtos e serviços de microempreendedores.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, enfatizou que mais uma vez o Governo do Estado apoia esse virtuoso evento na Região Sul do Maranhão, que traz resultados impressionantes. “Então em hipótese alguma nós poderíamos deixar de, em tendo aumentado a feira, aumentar também a participação aqui enquanto Governo. Essa é a aposta que nós fazemos nos empreendedores do Maranhão. Nós temos buscado criar esse ambiente de proximidade, prospecção e, acima de tudo, de evolução da nossa economia”, pontuou.

Apoio às startups

Com o objetivo de apoiar projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Maranhão, por meio da aplicação da inovação, através da Linha de Ação “Mais Inovação” e no âmbito do Programa “Inova Maranhão”, o Governo do Estado lançou, durante a Fecoimp, o Edital Startups.

Em sua segunda edição, a iniciativa visa a integração maior da universidade com as demandas aplicadas da sociedade, desenvolvendo soluções tecnológicas em áreas diversas como adensamento de cadeias produtivas, tecnologias assistivas, eficiência na prestação de serviços públicos e bem-estar do cidadão, internet das coisas e plataformas gamificadas. “O primeiro já foi um sucesso. Temos três startups de Imperatriz no primeiro edital, agora nós pensamos que vamos ter novas”, disse o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...