13 novembro 2017

Saiba quem são os pré-candidatos a Deputado Federal da Região Tocantina

O eleitorado da Região Tocantina e Sul do Estado terá, mais uma vez, a oportunidade de eleger dentre os pré-candidatos a deputado federais uma representação que venha de encontro com os interesses regionais.

Com uma visão simplista e básica dos pré-candidatos a deputado federal que devem disputar a eleição do próximo ano, apresentamos os 3 principais nomes com chances reais de eleição; Deoclides Macedo, Sebastião Madeira e Ildon Marques, e que terão a responsabilidade de representar a região tocantina que praticamente ficou sem deputado na câmara federal, por pouco, se não fosse o esforço do Deputado Federal Deoclides Macedo para reaver o mandato, então questionado pelo TRE.

Vamos aos pré-candidatos:

Com uma vantagem significativa de estar no mandato de Deputado Federal, um articulador ‘natu’ e com grandes chances de retornar como titular do mandato, o Deputado Federal Deoclides Macedo (PDT) vem trabalhando em todo o Estado, atendendo prefeitos em Brasília e encaminhando demandas da região. Único parlamentar da região na câmara federal, Deoclides se notabiliza por atender “gregos e troianos”. Em todo o Estado dispõe de uma imagem notabilizada pela boa gestão aplicada no município de Porto Franco também reconhecido como um grande representante em toda a região.

Sebastião Madeira (PSDB) – ex-prefeito de Imperatriz – Deputado Federal por 4 mandatos e prefeito por 2 mandatos, deve unir a força de um eleitorado fiel nas ultimas eleições e o prestigio que vem alcançando devido a morosidade do governo municipal, o que naturalmente, reforça o antecessor. Articulado e conhecedor dos “caminhos das índias”, Madeira prepara o sebo nas canelas para rodar as regiões mais remotas, inclusive as que, historicamente, lhe concederam votos nas eleições. Conhecido como  o deputado do “poço”, Madeira tem cacife para prometer agilizar demandas em Brasília, principalmente se o novo presidente estiver no campo da direita.  

O outro nome que a Região Tocantina terá em seu leque de opções é do ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PSB), este vem mais determinado ocupar um cargo, no entanto, apesar de ter grandes chances de eleição, Ildon ainda pode ter convites para concorrer em outros cargos, dizem os analistas. Historicamente em Imperatriz, maior densidade eleitoral de Ildon e Madeira, o eleitorado não se misturam, portanto, a polarização é natural. Ildon tentou em outras condições uma eleição para o parlamento federal, entretanto, não buscou alianças em outras cidades que lhe pudessem conduzir ao mandato, apesar de ter grande chance de alcança-lo. Em campos e partidos diferentes, a região tocantina tem grandes chances de ter Deputados Federais representando a região.
Agora depende de o eleitorado compreender o sentido de apoiar candidatos que seja possível cobrar as demandas regionais, entretanto, cabe também aos prefeitos da região compreender até que ponto é retribuível ao município apoiar os famosos “periquitos”

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...