24 agosto 2018

PSOL promove seminário sobre razões do atraso no MA

A coligação “Sem medo de mudar o Maranhão”, integrada pelo Partido Socialismo e Liberdade(PSOL) e o Partido Comunista Brasileiro(PCB), promove neste sábado,25, a partir das 09h, o seminário “Estrutura Oligárquica e governo Flávio Dino: uma analise política e econômica do Maranhão”. O seminário acontece na sede do PSOL, localizada no Av. Universidade, bairro Cohafuma.

O evento terá como palestrantes os professores universitários Wagner Cabral e Alex Brito e o ativista politico Marcos Silva. O objetivo do evento é propiciar uma visão histórica da trajetória politica e econômica das últimas décadas no Maranhão, como forma de levar os participantes a refletirem sobre os porquês deste Estado ainda amagar índices sociais e econômicos muito abaixo da média nacional.

Sobre a temática, o candidato do PSOL ao Senado, o cientista social prof. Saulo Pinto, diz que:

“Vivemos num Estado subdesenvolvido, periférico e dominado por um capitalismo de espólio. A oligarquia Sarney representa a continuidade das capitanias hereditárias, em que o público é apenas uma extensão dos negócios privados da família. Com Flávio Dino, temo um ‘choque de mais capitalismo’, com números escandalosos de violência no campo, encarceramento de pobres e negros, com políticas de um reformismo de baixa intensidade. Groso modo, nem seis por meia dúzia , nem 8 ou 80. Ou aplicamos uma mudança autêntica, em que os de baixo sejam protagonistas, ou teremos a continuidade da velha politica do oligarquismo, do toma lá dá cá, da mesma política econômica contra os pobres e oprimidos. Temos que mudar, alterando a política e a economia, apostando em novidades autênticas e populares como o PSOL”.

Já o candidato ao governo do Estado, Odívio Neto, ressalta que: “O que percebemos é que, no geral, de um governo para outro só houve uma transição de nomes. Saiu a Roseana Sarney e entrou o Flávio Dino que formou um grupo com muitos componentes do grupo da Roseana, mas o sistema político de governar, o modelo econômico não modificou. Observe que passou 4 anos, e os dados sociais, apesar da crise no país, não se alteraram, não se viu nenhuma luz no fim do túnel que resgatasse o povo da pobreza. Se não alterarmos o modelo econômico e político, não vamos conseguir melhorar as condições sociais do nosso povo”, enfatiza Odívio.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...