21 outubro 2018

Palestra em alusão ao Outubro Rosa é realizada no povoado Bom Lugar

A Prefeitura de João Lisboa por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está realizando ao longo deste mês de outubro, palestras informativas sobre câncer de mama nas Unidades Básicas de Saúde do município. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que o Governo Municipal está realizando em alusão ao Outubro Rosa.

Na manhã desta sexta-feira(19), as mulheres do Povoado Bom Lugar, assistiram uma palestra na quadra de Esportes, que envolvia dinâmicas e informações relativas a prevenção, ministradas pela fermeira Cícera Cunha.  O evento contou com a presença do Prefeito Jairo Madeira, Secretário de saúde, Vilson Soares, Vereador Roni Marcelino e o Secretário Adjunto de Administração, Paulo de Tarso.

Os objetivos das palestras são de ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama, explanar informações básicas sobre a doença, ensinar a realizar corretamente o autoexame das mamas e falar sobre as possibilidades de tratamento.

“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A prevenção é sempre melhor que a correção e por conta disso, é de suma importância que não apenas as mulheres, mas toda a população tenha conhecimento sobre a doença e sejam multiplicadores de informações”, comentou o prefeito Jairo Madeira.

"As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção. E momentos como esse além de conscientizar a população que a prevenção tanto do câncer de mama quanto de colo de útero é o melhor remédio também aproxima a comunidade do serviço de saúde" afirmou o secretário de saúde, Vilson Soares.

Durante todo o próximo sábado (20) a equipe esteve realizando consulta ginecológica e exames preventivos do câncer de colo do útero e câncer de mama.

MAIS DADOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...