30 outubro 2018

Vereador denuncia invasão de facções criminosas em Imperatriz

O assassinato do servidor da educação Jackson Douglas, mostra o envolvimento de organizações criminosas controlando complexos de educação

Na sessão de ontem (30), o vereador recém-eleito a deputado estadual Rildo Amaral (SOLIDARIEDADE) usou a Tribuna Freitas Filho para fazer uma grave denuncia. A de que Imperatriz está sendo tomada pelas facções criminosas que disputam espaço e dividem territórios sem que seja tomada uma atitude mais drástica por parte da segurança pública.

O vereador falou sobre o assassinato de Jackson Douglas que era amigo dele de longas datas e viajou diversas vezes com ele em campeonatos de futebol e outras atividades. Jackson era servidor da educação e trabalhava como vigia de uma escola quando foi assassinado brutalmente com requintes de crueldade, vingança, a facadas e pauladas e que não foi um simples assassinato, pois tudo foi arquitetado e haviam alunos envolvidos.

Rildo levou esse assunto ao plenário por que na última segunda uma professora teve que se trancar em uma sala pra não ser agredida, violentada e possivelmente morta por alunos. “Eu estou dentro de sala de aula, dento das escolas e vejo os riscos que essa classe tem passado. Peço sensibilidade ao secretario de segurança pública, pois os professores estão com medo de ir trabalhar, pois não tem mais confiança no trabalho da policia em lhes dar proteção. Peço também à mesa que comecemos a discutir um adicional aos educadores e profissionais de educação, pois estão expostos a violência verbal e física. Faço isso agora pois estou me despedindo, para que seja um projeto apoiado por todos os vereadores desta casa”, disse.

Hamilton Miranda (PP) afirmou que tudo isso é reflexo de 13 anos de desgoverno do PT e que é a forma que deixaram a educação. “Esperamos que o novo presidente dê dignidade e segurança aos professores. Que a partir de agora os alunos passem a respeitar seus mestres, que aprendam a cantar o hino nacional. Essa política nefasta está se encerrando e será corrigida”.

Zesiel Ribeiro (PSDB) que foi secretário de educação de Imperatriz também comentou que a violência nas escolas é uma realidade terrível e começou após a redemocratização, com uma degradação da classe política e falta de confiança nas instituições. Que cabe aos políticos atuais mudarem isso. “Houve esse assassinato do Jackson que mostra que não há respeito pela vida e vindo logo de alunos, é muito triste. O professor perdeu a figura de autoridade na sala de aula. O ministério da educação buscou corrigir aquele professor mais duro, mas isso foi feito de forma errada e hoje são reféns. Marginais entram nas escolas e os vigias estão com medo. tem lugares que é obrigado ter 03 vigias, mas eles botam os seguranças pra correr e depredam tudo, trabalhar no magistério hoje é correr risco de vida”.

Amaral disse também que os poderes públicos precisam lançar para a comunidade o desafio de tornar a educação uma prioridade para toda sociedade. “Peço que se avalie a risco que se corre nas salas de aula. Isso é inadmissível e ocorre seguidamente. Todos os dias têm professores ameaçados ou agredidos. Alunos entram, saem e fazem o que querem nas escolas. Devemos urgentemente aumentar ‘A Ronda escolar’ e a polícia tem que ir pro enfrentamento. Enquanto a sociedade tem que para de ver os marginais como coitadinhos”.

Ricardo Seidel (REDE) levantou a situação dos professores e se mostrou feliz em saber que Rildo já é deputado e agora poderá lutar com muito mais força contra essa situação e citou o caso em que um aluno marginal foi conduzido, mas teve apoio da sociedade. “Precisamos que a ronda seja melhorada e ampliada, isso urgentemente”.

O vereador Rildo informou que na assembleia dará prioridade a professores e policiais, pois essas duas categorias trabalham diretamente com alunos e o ser humano. Na sequencia disse que as facções criminosas estão inseridas ha mais de 10 anos em Imperatriz e a segurança publica já notou que eles estão procurando outros locais. Imperatriz é ideal, ponto de referencia e tem 4 entradas. O Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital estão tomando de conta da cidade e para ele a polícia tem que acabar com isso na raiz. “Antes de matarem Jackson foram à casa dele e picharam ‘Jackson x9’. A cidade está tomada por varias outras facções e fatiaram a cidade. Conjunto Vitoria, Sebastião Regis, Bairro da Caema, Bom Sucesso e por aí vai”.

O deputado eleito finalizou dizendo que só se combate essas facções com inteligência, policia usando até os últimos recursos, pois este é o único recado que marginais entendem. “Temos que saber quem esta financiando o crime organizado aqui e eu como deputado não vou me acovardar a bater de frente com isso. Vamos combater isso de forma dura, segundo o governador serão 2mil novos policiais militares incluídos em 2019 e vou lutar pra que todos os que estão subjudice e remanescentes assumam já ano que vem. Não é porque sou da base que irei aplaudir e estar ao lado pra tirar foto. Quem conhece minha postura sabe disso e o governador por ser sensível já mostrou que pensa igual. Em 03 anos deu mais nomeações e promoções à policia que em 14 nos de Roseana Sarney. Cobrarei também investimentos na Policia Civil e melhores condições de trabalho. Por fim deu boas vindas ao seu suplente Sargento Avelino e disse que a morte do Jackson não foi uma simples discordância de alunos, mas sim uma ação do crime organizado em Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...