10 dezembro 2018

Cursos de Imperatriz são bem avaliados pelo Guia do estudante 2018

IMPERATRIZ - A Universidade Federal do Maranhão obteve 61 cursos avaliados na 28ª edição do Guia do Estudante. No câmpus de Imperatriz, oito cursos receberam estrelas pelo Guia. Destes, seis foram classificados com “Bom” (3 estrelas), e dois com “Muito Bom” (4 estrelas).

Os cursos “estrelados” com nota 4 foram os de Ciências Naturais e Exatas e Jornalismo. Os que tiveram classificação de 3 estrelas foram os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Humanas, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Pedagogia.

O Guia de estudante, da Editora Abril, é um dos indicadores de referência de qualidade dos cursos superiores e presenciais do país. O balanço é realizado anualmente, e a avaliação é uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de cursos que classificam os cursos em bons, muito bons e excelentes, onde cada curso recebe de três a cinco estrelas.

A análise dos cursos é feita por professores, coordenadores de cursos, diretores de departamentos e avaliadores do Ministério da Educação, analisando critérios como corpo docente, produção científica e avaliações do MEC.

O diretor de Centro, Daniel Duarte, destaca a importância de conquistas como essa para Imperatriz. “Isso mostra para a comunidade o valor que nossos cursos têm. Nós vemos que os cursos foram bem avaliados ou muito bem avaliados, com 3 ou 4 estrelas. Isso é importante não só para nós da universidade, mas para todos os imperatrizenses, pois mostra o quanto nossos cursos estão sendo desenvolvidos e obtendo bons resultados”.

A Universidade Federal do Maranhão vem crescendo bastante no âmbito do ensino, extensão e pesquisa. No câmpus de Imperatriz, neste ano, foram aprovados três novos mestrados nas áreas de Comunicação, Sociologia e Pedagogia. 

Além disso, a instituição apresenta excelentes avaliações no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), no qual 91% dos cursos obtiveram boa avaliação, e no RUF (Ranking Universitário da Folha) onde a UFMA ocupa a 58º lugar do país e 1° lugar no Maranhão.

“Tivemos boas avaliações no Enade, e isso deixa a gente muito feliz, assim como estamos felizes com as aprovações dos mestrados. Hoje temos já confirmados três mestrados, com mais um que já tínhamos, o de Ciência dos Materiais”, comenta.

O diretor ainda menciona outras futuras conquistas para ao câmpus de Imperatriz. “Temos ainda a expectativa da aprovação de outro mestrado e de um doutorado. Nós acreditamos que em breve teremos o primeiro doutorado fora da ilha, aqui no câmpus de Imperatriz”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeito Léo Cunha entrega mais de 500 títulos definitivos para a população de Estreito

Léo Cunha entregou mais de 500 títulos definitivos para a população de Estreito. ESTREITO - Na manhã desta sexta-feira, 15, foi realizada e...