24 abril 2019

Prefeito Cícero Neco e vereadores participam do projeto “Município Legal: + receitas + direitos”

O promotor de Justiça Cláudio Correia Alencar, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, destacou nesta terça-feira (23) a importância do projeto “Município Legal: + receitas + direitos” apresentado a prefeitos, presidentes de câmaras municipais e vereadores dos municípios da região Tocantina.

Segundo ele, objetivo do encontro visa fazer com quê os municípios possam exercer o seu poder dever de tributar, ou seja, a Constituição Federal diz quais os tributos que são de competência de cada ente, inclusive dos municípios.
“É com os tributos que os municípios tem condições de prestar um serviço à sociedade. Contudo, conseguimos provar com dados técnicos que os municípios não exercem esse papel, em média, esses municípios arrecadam apenas 12% do que deveriam arrecadar”, disse.


Promotor Cláudio Alencar ressalta que o projeto Município Legal: + receitas + direitos” pretende a sensibilização, apoio e estímulo dos prefeitos para possam exercer o direito de tributar plenamente, dinheiro que deve ser revestido para comunidade. “O tributo é a forma de fazer justiça distributiva, ou seja, cobrar mais de quem mais”, concluiu.

O prefeito de Estreito Cícero Neco, acompanhado dos vereadores Tavane Firmo, Diney Noleto, Mariana Leite, Sabrina Passos, Carlito da Linha e Manuelzinho do Didico, disse que o “projeto vem de encontro às necessidades dos gestores municipais, pois reconhece que não é fácil cobrar impostos devido ao cenário de crise econômica que enfrenta o país”.

“Temos muitos trabalhadores desempregados, mas de modo em geral, se o cidadão compreender que pagando os impostos municipais passa a ter mais direitos, pois é o que temos feito em nossa cidade, conseguindo fazendo muitos serviços nas áreas de infraestrutura, saúde e educação”, frisou.

Segundo ele, a capacidade de arrecadação do município de Estreito chega apenas 30%, apesar disso os recursos estão sendo aplicados no lugar certo em benefício do cidadão, cita, por exemplo, a entrega da obra da universidade, referência para a região Tocantina. “É a primeira vez no Maranhão que uma prefeitura constrói uma obra avaliada em R$ 6 milhões com recursos próprios para entregar para o Estado funcionar uma universidade”, concluiu.

assessoria



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...