17 setembro 2019

IFMA inicia sexta edição dos JIFMA nesta quarta-feira (18)

Os Jogos acontecerão em Imperatriz, reunindo mais de 600 atletas de 26 campi

Alicerçado no princípio da Educação para o desenvolvimento da cultura de saúde e lazer, o Instituto Federal do Maranhão realizará – entre os dias 18 e 22 de setembro – a sexta edição dos Jogos dos Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (VI JIFMA), evento que em 2019 será sediado no Campus Imperatriz. Ao todo, 26 campi marcarão presença no local, reunindo mais de 600 alunos atletas, que disputarão modalidades individuais e coletivas.

De acordo com a chefe do Departamento Artístico-Cultural, Desporto e Lazer do IFMA, Mayara Silva, as perspectivas para o Campus Imperatriz são as melhores possíveis, visto que nos espaços de realização dos jogos serão potencializadas as aprendizagens do currículo oculto, resultantes das relações interpessoais, disciplina, companheirismo, acessibilidade e respeito mútuo, elevando o desporto. “O esporte faz parte da formação integrada do aluno, portanto é de suma importância que façamos uma atividade como esta, alinhada à cidadania”, comenta Mayara. Segundo ela, cerca de 40 servidores, entre professores, chefes de delegações, equipes de apoio e monitores estarão envolvidos na realização dos jogos.

Estarão presentes nas disputas, alunos dos campi Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Centro Histórico, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Maracanã, Monte Castelo, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São R. das Mangabeiras, Timon, Viana, Zé Doca e Imperatriz

Modalidades

Nesta sexta edição serão disputadas competições nas modalidades individuais de atletismo, natação, tênis de mesa; e coletivas de basquetebol, handebol, futsal, voleibol e xadrez, masculino e feminino. Os melhores colocados no atletismo, natação, voleibol, handebol e futsal representarão o Maranhão na etapa nacional dos jogos.

Também será realizada uma mostra paralímpica, envolvendo alunos com deficiência, nas modalidades de atletismo, natação e badminton.

Em Imperatriz, as competições serão disputadas no IFMA (Campus Imperatriz), 50° Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS), Complexo Esportivo Barjonas Lobão (Fiqueninho), Ginásio do Colégio Estadual Nascimento de Moraes e Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...