15 março 2020

Justiça determina indisponibilidade de bens do Prefeito de Sitio Novo, João Pequiá.

O juiz JORGE ALBERTO ARAÚJO da 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Imperatriz-MA, aceitou o pedido de indisponibilidade de bens pedido pelo FNDE (FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO) contra o prefeito de Sitio Novo, JOÃO CARVALHO DOS REIS, também conhecido como João Pequiá e contra a empresa RIO MULATO CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA – ME no valor de 910 mil reais. 

As irregularidades identificadas por meio de fiscalização da Controladoria-Geral da União apontam indícios consistentes de simulação e direcionamento no Pregão Presencial 13/2013, bem como irregularidades na execução físico-financeira. A medida culminou ainda na faze de investigação com apreensão por parte da Polícia Federal de documentos que comprovam o dano ao erário na execução de orçamentos do Governo Federal que deveriam ser usados para o transporte escolar. 

Segundo o relatório, o atual prefeito do município de Sítio Novo/MA, praticou atos ímprobos tendo por objeto os recursos repassados ao município pelo FNDE no ano de 2013, para aplicação no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE, com beneficiamento direto da segunda requerida. Afirma que o município recebeu do FNDE recursos para aplicação no PNATE, tendo realizado o Pregão Presencial 13/2013 que culminou com a contratação da empresa RIO MULATO CONSTRUÇÕES para a prestação de serviços de transporte de alunos da zona rural. Contudo, foram identificadas irregularidades por meio de fiscalização da Controladoria-Geral da União. 

Na liminar a justiça decretou a indisponibilidade de bens dos requeridos até os montantes de R$ 502.732,25 (quinhentos e dois mil, setecentos e trinta e dois reais e vinte e cinco centavos) em relação a João Carvalho dos Reis e R$ 407.022,97 (quatrocentos e sete mil e vinte e dois reais e noventa e sete centavos) em relação a Rio Mulato Construções e Empreendimentos Ltda.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...