17 maio 2020

Assis assume o risco e "Decreto da Morte" libera abertura do comercio nesta segunda-feira

O Juiz substituto Claudio Cezar Cavalcante da Subseção Judiciária de Imperatriz-MA 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Imperatriz-MA, preferiu ouvir as justificativas da prefeitura antes de se antecipar o pedido do Ministério Publico do Maranhão, que requer a suspensão do DECRETO Nº 57, DE 16 DE MAIO DE 2020, do Prefeito Municipal de Imperatriz/MA, que flexibilizou as medidas de distanciamento e isolamento social já editadas. Veja decisão no final do texto.

A ACP do Ministério Publico toma por base dados do sistema privado e público de saúde que alegam colapso no Sistema, com todas as Unidades de Terapia Intensivas lotadas e os leitos de enfermaria na mesma situação. Ainda aponta o relatório do Conselho Regional de Medicina que defende medidas de isolamento social.

O Promotor da saúde pública, Dr. NEWTON DE BARROS BELLO NETO, se diz abismado com as falas do prefeito Assis Ramos, que mesmo admitindo o colapso, ainda defende abertura do comércio, dando como justificativa o não respeito às regras de isolamento e distanciamento social pelos cidadãos, alegando, por outro lado, que o Município não teria como fazer a fiscalização do cumprimento de tais medidas. O Prefeito Municipal também alegou na entrevista que o esgotamento dos leitos hospitalares ocorreria de um modo ou de outro, e que a manutenção das medidas de isolamento e distanciamento social não mais surtiria efeitos por este motivo, e que também precisaria ser dado um “fôlego à economia”.
DECRETO CONTINUA EM VIGOR
 
Apesar da polêmica e o colapso no sistema de saúde, o prefeito Assis Ramos preferiu chamar a responsabilidade com o Decreto da Morte, visto que os novos infectados não possuem a garantia de atendimento e nem a prefeitura justificou como vai tratar os casos que precisar de UTI ou enfermarias. 
 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...