15 julho 2020

OAB suspende advogado denunciado em suposto esquema de heranças

Gilberto Leda
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, decidiu suspender, em votação realizada ontem (14), o registro do advogado Gustavo Santos Simião.
A decisão é do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e foi tomada por 14 votos a 5. O advogado não poderá exercer a profissão por três meses, enquanto a Ordem estuda se ele será expulso.
Simião foi denunciado pelo Fantástico, da TV Globo, junto com o juiz titular da 3ª Vara Cível da Comarca de São José de Ribamar, Márcio José do Carmo Costa, por possível participação num esquema de decisões judiciais que envolve heranças milionárias.
O magistrado também foi afastado das suas funções, enquanto responde a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no Tribunal de Justiça (saiba mais).
Segundo a reportagem, um grupo criminoso mapeava possíveis processos de heranças, criava os herdeiros com documentos falsos e dava entrada em ações judiciais com pedidos de liberação de valores em contas bancárias.
Nem no caso do juiz, tampouco no do advogado, as decisões de afastamento são condenações. Apenas medidas cautelares enquanto duram as apurações.

Nenhum comentário: