09 setembro 2020

Continuam as fiscalizações do vazio sanitário da soja no Sul do Maranhão

Soja voluntária durante o período do vazio sanitário deve ser destruída conforme a legislação vigente (Foto: Divulgação)
A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Balsas notificou o dono de uma propriedade rural no município de Tasso Fragoso, após receber uma denúncia sobre a soja guaxa, que é uma soja voluntária que se origina a partir dos restos da colheita da soja.

O proprietário foi orientado a destruir a soja voluntária, através do método mecânico, como determina a legislação. O método é necessário para o combate à praga da Ferrugem Asiática, que traz enormes prejuízos econômicos à safra da soja.

Durante o período do vazio sanitário da soja não é permitido ter qualquer planta de soja viva na área. O período para cumprimento do vazio na região Sul do Estado começou em 1º de agosto e vai até o dia 30 de setembro. Durante este período todas as medidas fitossanitárias são obrigatórias para prevenção, controle e erradicação da Ferrugem Asiática da soja no Maranhão.

O próximo período de vazio sanitário da soja é para a Região Produtiva II, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro e engloba os municípios que compõem a região Norte, Leste e Oeste do estado, além das regiões dos Lençóis, Baixada, Médio Mearim e Baixo Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...