14 janeiro 2021

Valéria Macedo realiza 1.ª Oficina de Saúde de Porto Franco  


A administração do prefeito Deoclides Macedo pela Secretaria Municipal de Saúde e do Polo de Saúde de Porto Franco e Região, Valéria Macedo, está promovendo no dia de hoje (14/01) e amanhã a 1.ª Oficina de Saúde Pública de Porto Franco e Região cujos temas principais são: os desafios da nova gestão do Prefeito Deoclides Macedo que se iniciou em 1.º de janeiro de 2021. O prefeito não participou da abertura porque se encontra em São Luís na eleição da FAMEM.  
Na abertura, a Secretária Valéria Macedo disse que “as perdas humanas foram e continuam sendo, de longe, o maior impacto da pandemia da COVID-19, a maior tragédia humana dos primeiros 20 anos do século XXI”.

Os impactos na política de saúde, na economia, no mundo do trabalho, na educação e no modo de planejamento e concretização das políticas de saúde são igualmente enormes, acrescentou a Secretária.   
Segundo Valéria a preocupação no enfrentamento da COVID-19 passa por mais políticas de saúde, com uma reestruturação de um centro de enfrentamento da Covid-19 para melhor acolher os pacientes de Porto Franco e Região, com intensificação das medidas sanitárias de prevenção.

Falou da importância da humanização nos serviços de saúde, acolher bem os usuários e oferecer uma adequada qualidade de serviços para a população de Porto Franco e dos municípios referenciados.
“A administração pública sofreu profundas alterações na forma e modo de prestar serviços públicos, inclusive de saúde por força da pandemia. Novos desafios, novas tecnologias, modelos organizacionais sofisticados”, disse Valéria Macedo.  
Na parte da tarde foi a vez do médico e professor Dr. Marcos Pacheco, Secretário Estadual de políticas públicas e representante do Maranhão no Comitê científico do consórcio Nordeste que orienta os governadores na tomada de decisões relacionadas a pandemia do Novo Coronavírus.

Marcos Pacheco em sua fala ressaltou a essencialidade do funcionamento da atenção básica como um poderoso instrumento de combate a Covid-19, a partir da identificação dos pacientes de risco, com comorbidades como diabete, pressão alta, mulheres grávidas, pessoas com obesidade, dentre outras características médicas.
O secretário disse que “o combate mais eficiente contra o Covid-19 é a prevenção”, acrescentando que “as medidas de profilaxia são o melhor mecanismo para combater a pandemia, e isso inclui uso de máscaras, lavar as mãos com sabão, não aglomerações etc.”.
O secretário estadual disse ainda que:  o caminho é a identificação dos pacientes graves através dos sistemas específicos de média e alta complexidade, pois os tratamentos avançaram muito e índice de mortes tem diminuído, desde que o paciente seja diagnosticado com brevidade, especialmente aqueles que tem comorbidades.    
 

 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...