03 maio 2021

Secretaria de Saúde responde sobre caso do pai de jornalista internado no HMI

Veja a nota sobre a postegam e as publicações do jornalista Raidan que denunciava o atendimento do Socorrão por suposto erro;

Segue!
Postagem nas redes sociais a respeito do paciente *NATALINO APÓSTOLO DE BRITO*, de 86 anos de idade, feita por *RAYDAN DE SOUSA, que se identifica como um dos seus filhos, está completamente descontextualizada.

O senhor Natalino foi internado pela equipe de neurologia do Hospital Municipal de Imperatriz no dia 27 de abril; dois dias depois, com diagnóstico de AVC isquêmico, foi transferido para a UTI. Para se internar numa Unidade de Terapia Intensiva, em tempo de pandemia, é obrigatório o teste para Covid-19 – teste este que deu NEGATIVO.

O paciente vinha respondendo bem ao tratamento, apesar do uso ininterrupto da máscara de O2; tinha, inclusive, alta (da UTI) programada.

Entretanto, ontem, domingo, 2 de maio, o senhor Natalino apresentou quadro de rebaixamento do nível de consciência e teve insuficiência respiratória decorrente do seu estado clínico, o que é comum em pacientes de UTI.

Em decorrência disso, seu Natalino foi intubado. Trata-se de um paciente de 86 anos, e esse procedimento se faz necessário para que se proporcione ao seu organismo condições de melhora.

Nunca se disse que o senhor Natalino teria contraído Covid-19; o que foi informado, a uma filha dele, foi que o nível de saturação (oxigênio no sangue) desceu a 83%.

A filha do seu Natalino, informada da intubação, por queda de saturação, certamente interpretou dos os 83% registrados pelo oxímetro se referiram a comprometimento pulmonar.

*Reiteramos que nunca foi dito, nem a ela e nem a qualquer outro familiar, que se trata de Covid-19.  Trata-se de complicações não tão raras em casos de pacientes de 86 anos de idade vitimados por um Acidente Vascular Cerebral*.

*Que se reponha a verdade*.
http://www.imperatriz.ma.gov.br/noticias/hmi/prefeitura-de-imperatriz.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...