29 março 2024

Brasileiros não acreditam em golpe no 8 de janeiro, revela pesquisa

 Imirante

Para a maioria dos brasileiros, 65% para ser exato, a invasão das sedes dos Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, foi percebida como um ato de vandalismo, conforme indica a pesquisa mais recente realizada pelo Datafolha. Em contrapartida, 30% dos entrevistados consideraram a ação, que resultou em danos ao patrimônio histórico, como uma tentativa de golpe de Estado.

De acordo com o levantamento, realizado com 2.002 pessoas em 147 cidades nos dias 19 e 20 de março, apenas 5% dos participantes não manifestaram opinião sobre o assunto, respeitando uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

A pesquisa também destacou a clara divisão política no país, com adeptos do governo Bolsonaro e simpatizantes do PT discordando sobre a natureza dos eventos ocorridos na data em questão.

Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 77% consideraram a invasão como um ato de vandalismo, em contraste com os 52% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que compartilham essa visão. Por outro lado, 46% dos eleitores de Lula acreditam que a ação representou uma tentativa de golpe, enquanto apenas 16% dos bolsonaristas concordam com essa perspectiva.

Quando a análise é feita com base na preferência partidária, 45% dos entrevistados que se identificam como petistas enxergam a invasão como uma tentativa de golpe, em comparação com os 78% dos apoiadores de Bolsonaro que a consideram um ato de vandalismo.

Os resultados permanecem consistentes mesmo quando o eleitorado é dividido em bolsonaristas, petistas e neutros.

A pesquisa revela ainda uma diferença significativa de opinião entre os entrevistados que têm uma renda mais alta, com 40% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos acreditando que a invasão foi uma tentativa de golpe.

Como desdobramento das investigações, todas as 145 pessoas julgadas por sua participação no evento foram condenadas, recebendo penas que variam de três a 17 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...