05 março 2024

Denúncia de irregularidades na gestão do DSEI-MA aponta favorecimentos e desvio de funções

 


Uma denúncia realizada por lideranças indigenas aponta que a DSEI- MA - Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, e seu atual coordenador, Lúcio Dienio Guajajara, estaria se utilizando da função para beneficiar amigos e parentes. As principais questões abordadas na denúncia incluem a falta de eficiência na administração do DSEI-MA, alegações de nomeação baseada em critérios políticos em detrimento de critérios técnicos, suposto abuso no uso de diárias, e a prática de atividades políticas utilizando recursos e estrutura pública.

O autor destaca a nomeação da tia de Lúcio, Suluene Santana Guajajara, para um cargo de chefia no Pólo Base de Amarantes-MA, alegando desacordo com o COREN devido à função técnica ser tradicionalmente desempenhada por enfermeiros. Além disso, são feitas acusações de campanha política no âmbito do CONDISI-MA, com promessas de empregos e benefícios em troca de votos.

A denúncia ainda menciona a escolha de Magno Guajajara como apoiador técnico, com alegações de favorecimento político e critérios questionáveis na escolha de assessores e apoiadores. Há também a indicação de possíveis nomes que poderiam ser selecionados para uma vaga de assessoria.

Por fim, o denunciante sugere a necessidade de intervenção de órgãos de controle, como SESAI, Ministério da Saúde, COREN, MPF, entre outros, para abordar as questões levantadas e melhorar a situação da saúde indígena no Maranhão.

Outro caso foi a transferencia de uma enfermeira da Aldeia Porquinho, em Fernando Falcão-MA, que deveria ter se apresentado desde o dia 15 de fevereiro no território AWÁ mas continua em São Luis recebendo proventos, e a justificativa da denúncia é que a mesma teria ligações próximas a do diretor em questão.

Cabe destacar que as alegações apresentadas devem ser investigadas e confirmadas por órgãos competentes antes de se tirar conclusões definitivas sobre as práticas mencionadas, apesar de as vantagens e os acontecimentos indicarem o uso da entidade, inclusive na recente seleção ocorrida e anunciada recentemente, e que o autor da denúncia já previa a escolha vindo do próprio diretor e não exatamente vindo dos critérios de seleção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem ainda um FIAT TORO que foi licitado e ele tirou o adesivo de identificação para usar como seu. Usa outro carro para levar e buscar a namorada, que é sua secretária!

Anônimo disse...

Nossa isso tudo, será q ainda tem mais coisas!?.

Anônimo disse...

Supera

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...