21 fevereiro 2020

CARTA MARCADA! STAUTEC engenharia e empreendimentos estaria pronta para assumir lugar da CITILUM

A maioria dos grandes contratos da prefeitura de Imperatriz foram acertados e iniciados por empresas mesmo antes de licitar, mas um dos casos mais épicos e questionáveis se trata da concessão para operar nos serviços de iluminação pública, conhecido como um dos melhores contratos da prefeitura. 

O vereador Carlos Hermes apontou, em discurso na câmara de vereadores, que a empresa STAUTEC engenharia e empreendimentos já estaria “engatilhada para assumir” (sic), disse o parlamentar. "...parece CNPJ criado para qualquer natureza, onde se faz de tudo: Construção de estações de energia, construções de edifícios, manutenção de máquinas e uma série de elementos para serem usados de qualquer jeito", disse. Segundo uma fonte, valores teriam sido repassados pela empresa para completar o pagamento de bandas no carnaval. 

 Se confirmado, como antecipa o parlamentar, será mais um dos escândalos mais grotescos que cercam a conturbada administração do prefeito Assis Ramos.

Veja matéria completa do site oficial da câmara de vereadores. (aqui)

Carlos Hermes denuncia o rompimento do contrato da prefeitura com a Citilum

O vereador Carlos Hermes (PCdoB) no uso da Tribuna nesta quarta (12), afirmou que a gestão municipal é campeã em fabricar estados de emergência nos processos licitatórios. Faz isso à revelia da lei 8666/93, pelo prazer das conveniências, beneficiando as empresas amigas, com dispensa de licitação e que fazem jogo financeiro para se locupletaram com recursos públicos.
Apresentou um documento assinado pelo secretário municipal de infraestrutura Zigomar Filho, onde o argumento para rompimento é a quebra de procedimentos, a não obediência a comando legal estatuído (cheio de vícios) e que existe uma empresa engatilhada para assumir já na segunda feira. Se trata da empresa STAUTEC engenharia e empreendimentos e de acordo com ele, parece CNPJ criado para qualquer natureza, onde se faz de tudo: Construção de estações de energia, construções de edifícios, manutenção de máquinas e uma serie de elementos para serem usados de qualquer jeito. Era uma prestadora de serviços da CITILUM, mas já entra com dispensa de licitação e iniciando no começo da semana.

Pré-candidato a prefeito de Buritirana posa com pistola automática e imagem repercute mal



O pré-candidato a prefeitura de Buritirana, Tony Brandão, sobrinho do prefeito Vagtônio Brandão, postou em suas redes sociais uma nova aquisição para a campanha a prefeito, uma pistola automática avaliada por quase 10 mil reais. 

A foto viralisou na cidade e eleitores ainda não conseguiram identificar os reais motivos da compra de uma pistola automática pelo pré-candidato a prefeito.


Sedes ganha reforço no governo Assis Ramos

uma verdadeira dama da sociedade
A mulher do prefeito Francisco de Assis Ramos, e secretária de Desenvolvimento Social, ganha um excepcional reforço para tocar políticas públicas de assistência aos mais pobres.

Notoriamente conceituada, a nova contratada da Sedes é, sem dúvida, uma das poucas reservas morais de Imperatriz, de inatacável conduta ética, e detentora de invejável currículo profissional, com vasta inquestionável expertise acadêmica em políticas públicas, autora, inclusive da mundialmente famosa tese "Primum pulmenti meum”...

Para as opiniões mais exigentes, Luzia Silva é, de longe, a mais preparada adjunta da história da Sedes, motivo de grande orgulho e contentamento, especialmente porque reúne todos predicados e requisitos observados na vida pública e pessoal do prefeito Assis Ramos, sabidamente, exemplo de probidade que deveria ser copiado pelos demais gestores municipais país afora. 

Certamente a nomeação da doutora Luzia Silva decorre de mérito, sendo absolutamente falsa a assertiva segundo a qual a nova adjunta da Sedes se valerá de recursos públicos para fins eleitoreiros ou para se auto-beneficiar.

Não nos assomam dúvidas, portanto, que a senhora Luzia Silva, até pela imaculada vida pregressa, colaborará com o irrepreensível trabalho desenvolvido pela titular da pasta, atuando, fundamentalmente na luta diária pela honestidade no trato da coisa pública e na equidade quanto ao fornecimento de benefícios sociais ainda que estejamos em ano eleitoral.

A par disto, em que pese o pensamento contrário, é possível afirmar que a Sedes de Imperatriz, agora com a nomeação da doutora Luzia Silva, nunca esteve tão bem representada, tendo nos seus quadros alguém cujos valiosos préstimos justificam tão importante aquisição!

Parabéns, prefeito Assis, Vossa Excelência acertou mais uma vez. Agora, vai!

19 fevereiro 2020

Alienação Parental

Em 2020, a Lei da Alienação Parental completa dez anos. Este é um marco importante na busca pela proteção aos direitos das crianças e adolescentes, uma vez que visa impedir que os filhos de pais divorciados sejam instrumento de vingança. Com a lei da alienação parental, o genitor que praticá-la pode sofrer diversas punições e, dentre elas, perder a guarda da criança. 

O que é alienação parental? 

Alienação parental é o ato de interferir, de alguma forma, na formação psicológica de crianças e adolescentes com o intuito de afastá-los de um ou ambos os genitores. 

Normalmente, ela acontece por meio da destruição da imagem do genitor-alvo da alienação, além do impedimento ou da criação de dificuldades para que este genitor não entre em contato com os filhos. 

Usualmente, ela é praticada por quem possui a guarda das crianças, como o pai ou a mãe. No entanto, nada impede que avós, tios, tias e outros membros da família pratiquem a alienação. 

Qual a lei que trata do assunto? 

A Lei 12.318/10 ou Lei da Alienação Parental possui como objetivo proteger crianças e adolescentes que são vítimas de alienação parental, uma vez que tal prática fere o direito fundamental dos filhos a uma convivência familiar saudável. 

Para tanto, caso o filho seja vítima de alienação parental, várias medidas podem ser tomadas desde advertência, passando pela mudança na guarda e, a depender da gravidade, a perda do poder familiar. 

Quais medidas evitam a alienação parental? 

Para coibir a alienação parental, é possível que o juiz aplique a guarda compartilhada. Esse modelo de guarda é regra desde 2014 e, como os as responsabilidades são divididas entre o pai e a mãe, dificulta-se um eventual processo de alienação parental. 

Além disso, existe a Oficina de Pais e Mães, curso online e gratuito que é ofertado pelo CNJ com o objetivo de orientar pais e mães a enfrentar o processo de divórcio ou dissolução de união estável de maneira mais saudável.

Setor de Comunicação
Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos

Alimentação e carnaval: como manter-se saudável na folia

Dra. Luanna Caramalac dá dicas para preservar a boa forma no feriado mais esperado do ano

Créditos: Divulgação

Com o carnaval chegando, permanecer com a alimentação saudável pode não parecer uma tarefa fácil. Desinchar e ao mesmo tempo ter a energia necessária para aguentar todos os dias de folia é um desejo constante entre os foliões. Mas, o que priorizar? Para manter o pique desejado e não quebrar a dieta, a principal dica é optar por um cardápio rico em carboidratos complexos, proteínas, vegetais, legumes e frutas, além de ingerir muita água.

Confira as orientações que a Dra. Luanna Caramalac, nutricionista funcional, passou para manter uma boa alimentação antes, durante e depois da maratona de bloquinhos:

Para dar o gás na pré-folia:

Neste período que antecede a festa mais esperada do ano, manter uma alimentação “de verdade”, ou seja, com menos embalados e mais descascados, é imprescindível para garantir disposição e energia. A dica é investir em uma dieta rica em carboidratos complexos como: mandioca, batata, inhame, arroz integral, aliada a fontes de proteínas (como ovos, carne vermelha, frango e peixes), bem como vegetais, legumes e frutas; além de beber muita água para se manter hidratado.

Durante o carnaval:

Apostar em alimentos práticos como frutas, mix de castanhas, lascas de coco seco fresco (rico em gorduras boas, vitaminas e minerais) garante saciedade e deixa o folião nutrido, sem precisar sair do bloco para se alimentar. Nesta fase, é ainda mais importante se manter hidratado para a curtição, em especial, aqueles que irão consumir bebida alcoólica.

Acabou o carnaval: como se recuperar?

Neste momento é comum que o folião se sinta inchado por conta do consumo de álcool. Portanto, deve-se aumentar a ingestão hídrica com sucos detoxificantes, que ajudam o fígado a eliminar toxinas. Dentre eles, destacam -se o suco verde à base de couve com limão ou maçã. Vale adicionar gengibre, que acelera o metabolismo e ajuda a oxidar gorduras, além de acrescentar salsinha; um diurético natural. O suco de frutas vermelhas também atua de forma benéfica no organismo. A composição de morangos, mirtilo, amora, cúrcuma e água de coco natural tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Outras opções são os chás de cavalinha e de hibisco (para quem não é gestante ou não pretende engravidar).

A nutricionista ainda ressalta a importância de associar estes alimentos à prática de atividade física, bem como manter a manutenção do sono para uma excelente recuperação pós feriado.

Dra. Luanna Caramalac Munaro, Nutricionista Funcional e Integrativa - Formada em modulação intestinal e biofísica quântica pela universidade Uniderp para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Pós-graduada em nutrição clínica funcional – VP, adequação nutricional e manutenção da homeostase – prevenção e tratamento de doenças. Pós-graduanda em nutrição comportamental, atua na área integrativa com foco em prevenção e tratamentos de patologias, como: Doenças autoimunes; Depressão; Infertilidade e emagrecimento. Site: http://luannacaramalacmunaro.com.br/
Redes Sociais:
Instagram: @luannacaramalac