15 julho 2025
Prefeito suspeito de matar PM tem gabinete como alvo de busca
A sede da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA) se tornou alvo direto de uma decisão judicial proferida nesta segunda-feira (14) pelo juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras.
A medida autoriza busca e apreensão no gabinete do chefe do Executivo municipal, localizado na Praça Mariano Costa, no Centro da cidade, no contexto de uma investigação por homicídio qualificado.
A ordem judicial determina a entrada de autoridades policiais no local com o objetivo de apreender arma de fogo, computadores, celulares e demais objetos que possam ter relação com o crime sob apuração.
O magistrado também autorizou o acesso ao conteúdo digital dos materiais eventualmente recolhidos, como mensagens, e-mails e redes sociais.
A decisão tem como base os artigos 240 e 312 do Código de Processo Penal e representa uma atuação firme do Poder Judiciário no enfrentamento de crimes graves, ainda que envolvam figuras públicas e instalações oficiais.
A medida busca garantir que provas essenciais não sejam ocultadas ou comprometidas.
Além da sede da Prefeitura, a busca também foi autorizada na residência do investigado. O cumprimento da decisão deverá ocorrer em sigilo absoluto até sua execução completa, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 14 do Supremo Tribunal Federal.
Imperatriz comemora 173 anos com uma semana de entregas, cultura, esporte e inclusão social
A cidade de Imperatriz comemora 173 anos, no dia 16 de julho, com uma programação repleta de ações para a população. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz divulgou a programação de aniversário de 173 anos da cidade. Será uma semana de celebração, entre os dias 14 e 20 de julho, com ações voltadas à infraestrutura, saúde, educação, cultura, segurança, esporte e geração de emprego, além da volta de um bolo de 173 metros de comprimento, que será feito por 60 mulheres empreendedoras que foram capacitadas pela Prefeitura.
A agenda começa já na segunda-feira (14/07) com a visita à obra da Escola Municipal São Félix, na zona rural. Ainda pela manhã, o prefeito Rildo Amaral visita o Programa Emprega Imperatriz, que acontece no Imperial Shopping e reúne diversas empresas ofertando cerca de 150 vagas de emprego. À noite, a programação inclui o tradicional culto em ação de graças no Templo Central da Assembleia de Deus.
Na terça-feira (15/07), a cidade recebe o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que participa de uma maratona de inaugurações e visitas. Entre os destaques estão a inauguração da Escola de Educação Infantil Iolanda Eulina Souza Cortes, a entrega do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA), da nova sede da Unidade Regional de Educação (URE), da ponte da Rua Dom Pedro I, além da conclusão de mais uma etapa da obra da Avenida Nicolau Dino. A noite termina com a missa solene em homenagem ao aniversário da cidade na Paróquia Santa Teresa D’Ávila (padroeira da cidade) e um show com Léo Foguete e bandas locais, na Avenida Beira Rio.
Já na quarta-feira (16/07), data oficial do aniversário de Imperatriz, a celebração começa cedo com a tradicional Corrida 16 de Julho, que este ano reúne 4 mil participantes, além da presença dos os medalhistas olímpicos Claudinei Quirino da Silva e Maurren Maggi. Em seguida, ocorre a solenidade oficial na Prefeitura, com o corte do bolo 173 metros e concurso de confeitaria. Ao longo do dia, a população poderá prestigiar o Festival da Panelada, no Camelódromo da cidade, e conhecer de perto ações como o Mutirão de Varizes no CEMI. À noite, a cerimônia de entrega de comendas homenageia personalidades importantes da cidade, seguida por um grande show com Bell Marques, encerrando a noite com muita música e celebração na Av. Beira Rio.
Na quinta-feira (17/07), as entregas continuam com a inauguração de melhorias na rede de saúde, como a enfermaria e a sala de saúde mental no Hospital Municipal e a nova sala de Raio-X da UPA São José. Além da entrega da primeira fase da drenagem da Avenida Baymar Júnior, no bairro Bom Jesus. No fim do dia, o público poderá aproveitar a tradicional Feirinha da Prefs, na Praça da Cultura, e prestigiar o show evangélico com Heloísa Rosa e Isaías Saad, na Av. Beira Rio.
Na sexta-feira (18/07), a Prefeitura lança oficialmente o Verão da Prefs 2025, com a abertura da temporada na Praia do Meio, que contará com estrutura de segurança, lazer e turismo. À tarde, entrega da revitalização da Praça Mary de Pinho. À noite, o Estádio Frei Epifânio sedia o aguardado Jogo Solidário, com a presença de nomes do esporte e da música.
Encerrando a programação, o domingo (20/07) será marcado pelo Ruas de Lazer, que oferece esporte e diversão na Avenida Bernardo Sayão, e pela abertura da temporada oficial na Praia do Cacau, com uma grande estrutura preparada para receber moradores e turistas com segurança e comodidade
14 julho 2025
Professora é presa após ameaçar e apontar arma para servidores municipais em Grajaú
De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), os servidores estavam em um caminhão transportando produtos para serem descarregados no local, quando se depararam com o veículo da professora estacionado em frente ao portão do depósito. Ao solicitarem que ela retirasse o carro para facilitar o acesso, a mulher se exaltou, passou a xingar os trabalhadores e afirmou que iria buscar “um brinquedinho”.
Pouco depois, retornou ao local portando uma pistola e chegou a apontar a arma em direção aos servidores. Segundo os relatos, ela tentou efetuar um disparo, mas a arma falhou.
Após fazer as ameaças, a professora deixou o local, mas foi localizada e detida por policiais militares que estavam de folga. Com ela, foi apreendida uma pistola Beretta, que estava municiada. Um dos policiais relatou que a arma apresentava “alimentação dupla” — duas munições introduzidas simultaneamente na câmara — o que confirma a tentativa de disparo.
A mulher foi conduzida ao 1º Distrito Policial de Grajaú, onde permanece à disposição da Justiça. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Maranhão.
Aluno do curso de formação da Guarda Municipal recebem fardamentos.
Na manhã desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Imperatriz realizou a entrega oficial dos uniformes aos alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal. A aula inaugural acontece nesta terça-feira, 15 de julho, marcando mais um passo no fortalecimento da segurança pública do município.A solenidade contou com a presença do secretário de Administração, Rômulo Andrade (@romuloandrade.adv), que tem desempenhado papel fundamental na organização e suporte estrutural para o andamento do curso. Sua participação reforça o compromisso da gestão em garantir condições adequadas para a formação da nova Guarda.
A ação segue a diretriz do prefeito Rildo Amaral (@rildoamaral11), que tem priorizado medidas concretas em favor da proteção da população. Também estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Ricardo Seidel (@ricardoseidel), e a comandante Alves (@hildersonalves), que têm conduzido o processo com dedicação e responsabilidade.
João Lisboa investe na modernização em busca da melhoria no atendimento a população.
Fábio Holanda vem se destacando no munício devido a quantidade de serviços e obras realizadas logo nos primeiros seis meses do mandato. "São resultados das nossas idas a Brasília", disse o prefeito.
A capacidade de diálogo por parte do prefeito Fábio Holanda, tanto no governo do Estado como no governo Federal, tem resultado em benefícios para a cidade.
Programa Emprega Imperatriz impulsiona mercado com quase 300 vagas de emprego
Candidatos participam do Programa Emprega Imperatriz no Imperial Shopping, com vagas em diversos setores e entrevistas realizadas no local. (Foto: Antonio Wagner)
A Prefeitura de Imperatriz realiza nesta segunda-feira (14), no Imperial Shopping, mais uma edição do Programa Emprega Imperatriz, iniciativa que vem movimentando o mercado de trabalho local com inúmeras oportunidades em diferentes áreas. Nesta edição, quase 300 vagas foram ofertadas em parceria com 32 empresas. A ação integra a programação comemorativa pelos 173 anos do município, celebrado no dia 16 de julho.
“O principal motivo principal da realização desse projeto é resgatar a dignidade das pessoas, fazer com que elas voltem para o mercado de trabalho, sendo uma população economicamente ativa. Para que possam sonhar, planejar, comprar o seu alimento, o seu investimento, pois nós entendemos que quem tem a perspectiva de salário, tem dignidade e pode se planejar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Esmerahdson de Pinho.
As vagas abrangem setores como administração, alimentação, comércio, vendas, estética e saúde. Além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a iniciativa promove inclusão social e valorização profissional, com oportunidades voltadas a pessoas com deficiência (PCDs) e aprendizes, além de funções que não exigem experiência anterior, favorecendo o ingresso no primeiro emprego.
Um diferencial da ação foi a possibilidade de alguns candidatos passarem por entrevistas e até serem contratados no próprio local, por meio de encaminhamento direto às empresas participantes. O programa foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio da Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos, Secretaria de Políticas Para Mulher, Ouvidoria Geral do Município, Sebrae, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII) e do Imperial Shopping.
Cadastro no Sine
A Prefeitura também disponibiliza atendimento permanente para cadastro ou atualização de currículos no Sistema Nacional de Emprego (Sine). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na unidade localizada na Rua Coriolano Milhomem, s/n, Centro (anexa ao Estádio Frei Epifânio)
Governo Federal quer a devolução de 120 milhões de prefeituras do Maranhão. Entenda.
O governo federal cobra a devolução de R$ 120 milhões de prefeituras do Maranhão por irregularidades na aplicação de emendas parlamentares destinadas à área da saúde. A cobrança decorre de 51 auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), a pedido do Ministério Público Federal (MPF).
As inspeções identificaram problemas em diversos municípios, entre eles Bom Lugar, Caxias, Lago dos Rodrigues, Paulo Ramos e Vitorino Freire. As investigações foram motivadas por indícios de mau uso dos recursos transferidos por meio das emendas parlamentares.
As auditorias do DenaSUS se concentraram principalmente no Maranhão, onde foram elaborados 23 dos 51 relatórios. A atuação do MPF junto ao Ministério da Saúde impulsionou a apuração das denúncias e a fiscalização da execução dos recursos.
Além disso, os relatórios identificaram que os valores foram repassados sem a devida contrapartida nos serviços de saúde, gerando a obrigação de ressarcimento aos cofres públicos.
09 julho 2025
Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão
Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária.
Em recente evento promovido pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste (Agemsul), na cidade de Imperatriz, do qual participaram o governador Carlos Brandão, o Prefeito Rildo Amaral e o secretário de Estado da Casa Civil, Sebastião Madeira, dentre outras autoridades, ficou evidenciada a importância histórica do ex-prefeito Imperatriz como o primeiro protagonista da Política de Regularização Fundiária Urbana no Maranhão.
O evento, que anunciou parceria do Governo com a Prefeitura para regularização de imóveis em terras do Estado, da MAPA (Maranhão Parceria) e do próprio Município, incluindo a Reurb das Vilas Jackson Lago e Esperança, no grande Bom Jesus, revelou, nas falas do prefeito Rildo e de Carlos Brandão, que o passo decisivo e pioneiro de enfrentamento da Política Pública de Regularização Fundiária foi dado por Sebastião Madeira, ainda em 2014, quando da criação da primeira Secretaria de Regularização Fundiária do Maranhão (Serf), atualmente presidida pelo vereador Carlos Hermes.
“Tudo começou com Madeira e, agora, com o apoio do Governador Brandão, vamos fazer a maior Reurb da história de Imperatriz”, enfatizou Rildo Amaral.
Logo depois, o governador Brandão ressaltou o ineditismo de Madeira, acrescentando que o sucesso foi tão extraordinário, que o secretário da época, Dr Daniel foi levado para implantar o mesmo programa na cidade de São José de Ribamar, de onde foi arrebatado pelo TJ, para atuar na Reurb desenvolvida pelo Tribunal de Justiça com municípios maranhense.
Madeira frisou que naquele tempo tudo era muito novo e desafiante e que, como havia feito um compromisso com a população do bairro Vila Zenira, que, se ganhasse a eleição, ia iniciar regularização Fundiária para atende população vulnerável, geralmente ameaçada de despejo, com episódios de violência, teve que criar a Secretaria de Reurb. “Depois que venci as eleições comecei a ter dor de cabeça pra cumprir essa promessa. Olhei pra todo canto e o único que vi que se encaixava era o doutor Daniel. Ele topou e fizemos história”.
Com a parceria firmada entre o Estado e o Município, com o apoio do Iterma, há expectativa de centenas de regularizações.
Sebastião Madeira é secretário da Casa Civil do governo Brandão e Daniel Pereira e secretário da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça, atuando no Núcleo de Governança Fundiária da Presidência do TJMA
08 julho 2025
Com apoio de Josivaldo JP, pacientes recebem cirurgias eletivas em Imperatriz
Mutirão de Cirurgias está sanando os problemas da população de Imperatriz e Região Tocantina. Neste final de semana, o programa do Deputado Federal Josivaldo JP (PSD) atenderá 45 pessoas com Cirurgias Eletivas.
No sábado (5), 25 pacientes já operados foram avaliados pelos médicos no retorno. Neste domingo, outras 20 pessoas estão sendo operadas no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto.
“Estamos ampliando o atendimento das cirurgias à população em parceria com o Governo do Maranhão. Assim, vamos reduzindo a fila de espera pelas operações e mantendo o compromisso e cuidado com o nosso povo”, destaca o Deputado JP.
"Escárnio", diz deputado sobre liberação de prefeito que matou PM no Maranhão
Deputados utilizaram a tribuna para criticar a soltura do prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, do PDT. Welington do Curso chamou de "escarnio" e avaliou, por exemplo, as razões da apresentação do prefeito na cidade de Presidente Dutra, como sendo estratégica devido a aproximação com o delegado.
O deputado estadual Carlos Lula também comentou o assassinato do policial militar Geidson Thiago dos Santos, o “Dos Santos”, durante uma vaquejada no último domingo (6), em Trizidela do Vale. O principal suspeito do crime é o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, que foi liberado após se apresentar à polícia. O parlamentar condenou a liberação.
“Imaginem! Se fosse o contrário. Se em vez do prefeito ter assassinado o policial, tivesse sido o policial assassinar o prefeito. Onde estaria o policial? Se não estaria preso uma hora dessa, com declarações a mil, dizendo que ele seria demitido, que ele já estava preso, que estávamos tomando providências”, questionou o parlamentar.Para Lula, “não é possível que se admita que alguém que assassinou com cinco tiros pelas costas um policial militar esteja desfilando ainda pelas ruas”.
O caso segue sob investigação da Delegacia Regional de Pedreiras. A Polícia Civil confirmou que o prefeito alegou legítima defesa, confessou ter se desfeito da arma do crime e que não possui porte legal.
TCE emite Alerta a municípios maranhenses sobre percentual de despesas com pessoal

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu mais um Alerta relativo ao acompanhamento da gestão fiscal dos municípios maranhenses. O Alerta foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico da instituição. Os municípios alcançados ultrapassaram o limite de Alerta (48,60%) de despesa com pessoal no 1º Quadrimestre de 2025, descumprindo normas estabelecidas nesta área pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Análises realizadas pelos auditores do TCE nos dados declarados pelos fiscalizados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) fundamentaram o Alerta, que abrangeu os seguintes municípios: Açailândia, Aldeias Altas, Arame, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Conceição do Lago-Açu, Gonçalves Dias, Grajaú, Icatu, Itapecuru Mirim, Lagoa do Mato, Luís Domingues, Matões do Norte, Palmeirândia, Peritoró, Pinheiro, Pirapemas, São Bernardo, São João do Sóter, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Timbiras e Tufilândia.
Os municípios alertados devem adoção das medidas legais cabíveis para correção das distorções identificadas, de forma a evitar a aplicação das sanções administrativas e civis previstas na legislação.
As despesas com pessoal representam um dos maiores gastos realizados pelos municípios e órgãos públicos e os órgãos de controle externo têm atuado para que os parâmetros definidos para esta área pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sejam atendidos integralmente. Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, a emissão de Alertas tem a finalidade chamar a atenção dos gestores para o tema, possibilitando a adoção de medidas para a manutenção do equilíbrio da gestão fiscal. “Como todas as demais despesas públicas, os gatos com pessoal devem ser feitos de forma planejada e racional, primando pelo equilíbrio orçamentário, fator essencial para a boa gestão pública. Como órgão de controle externo, o TCE atua para que os municípios maranhenses alcance este estágio”, afirma.
07 julho 2025
Prefeito de Igarapé Grande se apresenta na Delegacia de Presidente Dutra
O prefeito João Vitor Xavier (PDT), do município de Igarapé Grande, se apresentou, na tarde desta segunda-feira, 07, na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Presidente Dutra.
O gestor é suspeito de ter assassinato o soldado da Polícia Militar do Maranhão, Geidson Thiago da Silva dos Santos
O crime ocorreu no Parque de Vaquejada Maratá, em Trizidela do Vale, na noite deste último domingo, 06.
Eleito ano passado, João Vitor, de 27 anos, é sobrinho do ex-prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), pré-candidato a deputado federal e que também comandou a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
Ele é filho do prefeito de Bernardo do Mearim, Júnior Xavier (PDT), irmão de Erlânio.
Em entrevista à Rádio Mirante News, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Claudiomiro Aguiar, afastou a possibilidade de legítima defesa alegada por pessoas próximas ao prefeito.
De acordo com ele, informações preliminares coletadas no local do crime, junto a testemunhas, apontam que o soldado estava de costas quando foi alvejado e apenas reclamou do farol alto do veículo de João Vitor.
“O tiro foi nas costas. Aí não tem como caracterizar como legítima defesa, já que ele [o policial] estava de costas, sem arma na mão”, afirmou o tenente-coronel.
Claudiomiro relatou que testemunhas disseram que o policial apenas reclamou do uso de farol alto por parte do prefeito no local do evento.
“Ele foi só pedir que abaixasse o farol, que estava no rosto das pessoas. Nem houve discussão. As pessoas me informaram que ele já estava saindo quando foi alvejado”, completou.
MP aciona prefeito e empresa por obra superfaturada em São Pedro dos Crentes
Ajuizou a manifestação ministerial a titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balsas, Dailma Maria de Melo Brito Fernandez. O município de São Pedro dos Crentes é termo judiciário da Comarca de Balsas.
INVESTIGAÇÃO
Em março de 2024, foi denunciado ao MPMA a assinatura de contrato entre o Município de São Pedro dos Crentes e a Construtora Brito Eireli para a reforma de uma ponte sobre o Rio Farinha, no valor de R$ 27.905,37.
No entanto, a obra não foi executada no tempo previsto, apesar de o pagamento ter sido efetuado e a nota fiscal emitida. A ordem de pagamento foi emitida em 21 de novembro de 2023, com base em atestado de medição falsificado.
A ponte liga duas propriedades e fica localizada a aproximadamente 15 a 20 km da sede do município.
Ao ser ouvido pela Promotoria de Justiça, o empresário Emiliano Brito de Moraes, representante da Construtora Brito Eireli, confirmou que, somente em julho de 2024, a obra de reforma foi executada, a pedido do prefeito, e que contratara um senhor de alcunha “Job” para realizar o serviço.
O MPMA constatou que o prefeito Romulo Costa Arruda, após tomar conhecimento de que a inexecução da obra era alvo de investigação ministerial, tratou de realizar uma “maquiagem”, na tentativa de fazer crer que a reforma havia sido realizada nos moldes em que fora contratada.
“Pelo que se constatou, o prefeito, ao tomar ciência de que a inexecução da obra estava sendo investigada pelo Ministério Público do Maranhão tratou, junto com a empresa, de reformar apenas a parte de cima da ponte (superestrutura), deixando as demais partes, mesoestrutura e infraestrutura, que são menos visíveis, sem qualquer reparo”, disse a promotora de justiça, autora da Ação.
SUPERFATURAMENTO
Zé Pequeno comemora avanços da obra de acesso ao Porto Seco, em Davinópolis. Nova Rodovia fortalecerá a economia regional. Entenda.
![]() |
(foto e vídeos ascom/Mateus Porto) |
Uma parceria histórica entre o Governo do Estado e a prefeitura de Davinópolis, através do prefeito Zé Pequeno, começam a se tornar realidade. As máquinas já iniciaram a abertura da via de acesso ao Porto Seco, e que será uma das mais importantes para a economia regional, mas principalmente para a cidade de Davinópolis.
A nova rodovia dará acesso a entrada da cidade, e fará o principal acesso ao Porto Seco, interligado a Br 010 - nas proximidades do residencial Cidade Nova, desviando do acesso pelo bairro conjunto vitória, atualmente inviável para suportar o grande fluxo de veículos pesados, que serão gerados à partir do inicio das operações do Porto Seco .
A construção da nova rodovia foi possível após acordo com um empresário da região, proprietário da área onde a rodovia vai passar, e principalmente, a visão empreendedora do prefeito Zé Pequeno. O gestor observou a dificuldade no acesso via Vila Vitória, e buscou parcerias junto a um empresário local - que cedeu a passagem a nova rodovia -, e ainda o governo do Estado do Maranhão, que iniciou a pavimentação.
COMO TUDO COMEÇOU_
Desde o dia 1 de janeiro o prefeito de Davinópolis tem se dedicado a destravar um projeto que se encontrava paralisado por falta de interesse e visão estratégica do ex-prefeito - Zé Pequeno, por outro lado, entendeu a importância do PS para a economia local, e se encarregou de assumir a responsabilidade e busca pela viabilidade da continuidade do projeto, até então visto como um sonho. Zé Pequeno destravou o projeto através de acordos e longas conversas entre empresários e agentes de governo.
Em longos diálogos com o governo do Maranhão, através do presidente da Agemsul, Wagtonio Brandão e o governador Carlos Brandão, foi viabilizado a construção da rodovia que vai mudar a realidade da cidade do município.
O Porto Seco para Davinopolis é comparado com o que foi e é para a cidade de Imperatriz, a SUZANO, referencia feita aos impactos econômicos e sociais que devem ocorrer pós a instalação.
Em vídeo divulgado na rede social do prefeito, é possível ver a emoção nos olhos ao ver a construção da rodovia, o principal meio de acesso, e que torna possível a instalação do Porto.
PORTO SECO - COMO FUNCIONA
![]() |
Através de um porto seco é possível realizar operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro. |
Também conhecidos como Estação Aduaneira do Interior (EADI), os portos secos são zonas secundárias de uso público sob jurisdição alfandegária da Receita Federal. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, esses portos funcionam como intermediários, pois ficam próximos a regiões de grande volume produtivo.
Produtores agropecuárias no Mato Grosso do Sul, por exemplo, estão bem distantes dos portos marítimos de Santos, Paranaguá, Pecém e diversos outros e por isso ter uma zona secundária em Anápolis, no estado de Goiás, facilita o escoamento e exportação de sua produção.
Os portos secos possuem características intermodais, ou seja, podem ser acessados pela rodovia, ferrovia, via aérea e fluvial, uma vez que estão localizados em pontos estratégicos para logística.
Além disso, também pode incluir instalações para armazenamento, consolidação e manutenção de mercadorias e transportadores 2.
Essas zonas são administradas por empresas privadas, porém submetidas ao controle aduaneiro da Receita Federal para que possa ser feito o desembaraço da carga. Assim, quando a mercadoria oriunda de um porto seco é liberada para o embarque nos portos marítimos, já está pronta para ser despachada, com muito mais agilidade e menos burocracia. (fonte:comexdobrasil).
Postagem em destaque
Prefeito suspeito de matar PM tem gabinete como alvo de busca
A sede da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA) se tornou alvo direto de uma decisão judicial proferida nesta segunda-feira (14) pelo ...