02 abril 2020

Senadora Eliziane inclui mães, indíos e músicos na Renda Básica

Emendas apresentadas pela líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), garantiram a inclusão de indígenas, profissionais de cultura e mães de qualquer idade no projeto (PL 873/2020) de Renda Básica de Cidadania aprovado pelos senadores em sessão remota de deliberação nesta quarta-feira (1). A proposta que foi aprovada por unanimidade ainda vai ser analisada pela Câmara dos Deputados amplia para outras categorias o pagamento de auxílio emergencial para famílias de baixa renda durante a pandemia do novo coronavírus.

“Esses foram os três públicos que abordei nas minhas emendas ao projeto e fico feliz de observar que um rol muito mais amplo de categoriais profissionais foi incluindo na renda básica, como pescadores, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo, ministros de culto e missionários, por exemplo”, ressaltou.

Eliziane Gama disse, ao encaminhar o voto do Cidadania pela aprovação do projeto, que espírito de união de ideias dos mais diversos parlamentares prevaleceu para a sua aprovação, o que torna cada vez mais abrangente os cidadãos beneficiados pelo renda básica.

“Certamente não resolve a situação econômica, mas ameniza a difícil situação de milhares de famílias brasileiras que estão sem renda com a necessidade de quarentena pela pandemia do novo coronavírus”, afirmou.

Mercado informal

De acordo com a parlamentar, 86% da população indígena trabalha no mercado informal e precisa receber a renda básica neste momento de crise.

“Os índios fazem parte de um grupo extremamente vulnerável e merecem nossa total atenção e cuidado”, afirmou.

Eliziane Gama disse que incluiu os profissionais de cultura no projeto porque a arte foi um dos setores mais atingidos pelo coronavírus. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais 5,2 milhões de pessoas trabalham nesse setor no Brasil.

“Muitos perderam a renda com a suspensão de todos os eventos e precisam do auxílio para sobreviverem com suas famílias”, disse a senadora.

01 abril 2020

Waci Freitas filia ao PROS e assume vice-presidência do partido

       

Na semana decisiva para quem pretende concorrer às eleições municipais em 2020, o PROS – 90, (Partido Republicano da Ordem Social) está ultimando a filiação partidária dos pré-candidatos. Ou seja, quem quiser disputar o pleito deste ano precisa estar filiado até o próximo sábado, dia 04 de abril.

     Na reestruturação do partido em Imperatriz o PROS, que é presidido pela vereadora Maura Barroso, reforçou o time e trouxe para seus quadros o advogado e jornalista Waci Freitas, que assumiu a vice-presidência do partido e vem realizando as articulações com pretensos candidatos e outras siglas partidárias.
      Por outro lado, o presidente do diretório estadual do PROS Deputado Federal Gastão Vieira, deu total liberdade para que os filiados de Imperatriz encontrassem o melhor caminho, no sentido de contribuir com a eleição de prefeito e vereadores da segunda maior cidade do Estado.
       Neste sentido, a presidente municipal do partido, Maura Barroso e os demais filiados realizaram uma reunião extraordinária na noite desta terça (31), na qual ficou decidido que o PROS poderá participar também com candidatura majoritária.

“Hoje já temos quadros qualificados e com grande expressão popular para levarmos a mensagem da reconstrução de Imperatriz em todos os seus aspectos até o dia 04 de Abril, prazo final de filiação dos pré-candidatos”, informou a vereadora, ao acrescentar: “Até lá, estaremos recebendo novas adesões, daqueles que assim como nós querem uma Imperatriz melhor”.

Presidentes de partidos reúnem na sede do PROGRESSISTAS e reforçam compromisso com a eleição de Ildon Marques.

PROS, PV e CIDADANIA formam a "aliança inicial" de partidos que apoiam a eleição de Ildon Marques

O pré-candidato a prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, reuniu na tarde desta terça-feira (31), no diretório Regional do PROGRESSISTAS, os presidentes dos partidos que formam a 'aliança inicial' para as eleições municipais deste ano, formada pela vereadora Maura Barroso (PROS), Presidente Willyan Róbson (CIDADANIA), Marco Miranda (PV) e o presidente Regional do Progressistas, Frederico Ângelo.

Ildon Marques destaca o diálogo como fundamental nesse processo de formação dos partidos e de pré-candidatos a vereador, e ainda, o debate permanente sobre o momento que passa a sociedade brasileira e em especial a população imperatrizense. "Estamos vivemos um momento de incertezas, causado pelo vírus COVID-19, e que tem afetado a população tanto na área da saúde como na questão econômica, portanto, a cidade de Imperatriz precisa de uma gestão preparada e com capacidade para enfrentar tamanhas dificuldades", disse.

O encontro ocorreu na área externa do diretório, e demonstra a preocupação dos pré-candidatos com a situação atual, principalmente, com o planejamento de medidas que venham de encontro com questões de interesse da cidade. O presidente Regional do Progressistas, Frederico Ângelo, também demonstra preocupação com o futuro e acredita que a cidade de Imperatriz não suportaria novas aventuras eleitorais. "Ildon demonstrou ter a capacidade administrativa para conduzir a cidade em tempos revoltos, a cidade de Imperatriz não pode mais arriscar em aventuras, pois o cenário local e mundial demonstra grandes incertezas para o futuro”, completou.

A “aliança Inicial” de apoio a Ildon tem uma visão unanime que a cidade de Imperatriz carece de uma gestão compromissada com a população. “Nesse momento precisamos unir forças em ações coordenadas para suprir demandas sociais nesse momento, e esse é o debate permanente da classe política principalmente por ser um ano eleitoral”, pontua o presidente do CIDADANIA, Willyan Róbson.

Os presidentes dos partidos se reúnem diariamente na sede do PROGRESSISTAS concluindo o processo de filiação de pré-candidatos a vereadores que irão concorrer às eleições deste ano.

31 março 2020

Polícia Penal contem tentativa de rebelião no presidio Itamar Guará


Em nota, a SEAP relata ocorrido e as providencias tomadas para conter inicio de rebelião no presídio Itamar Guará, em Imperatriz.

Nota

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que após tentativa frustrada de fazer servidores de reféns, três internos foram contidos e posteriormente conduzidos a uma unidade de saúde depois de serem alvejados pela segurança da unidade. 

Os custodiados Daniel Rodrigues dos Santos, de 22 anos, e Cicero de Sousa Silva, 43, já receberam alta. O terceiro, Wilson Vieira, de 30 anos, o mais grave ferido, passou por procedimento cirúrgico e está fora de risco. 

De acordo ainda com a Seap, as atividades de segurança interna prisional seguem normalmente na Penitenciária Regional de Imperatriz. 

Segundo a Secretaria, todas as medidas de segurança já foram tomadas com foco na manutenção da ordem e disciplina da unidade, inclusive apuração da ocorrência e dos fatos pela Polícia Civil e direção da unidade

Justiça determina que verba de campanha eleitoral vá para combate ao coronavírus

CNN BRASIL

A juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio, concedeu liminar que destina para o combate à epidemia do novo coronavírus os cerca de R$ 2 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

O dinheiro, de acordo com o orçamento, seria usado pelos partidos na eleição deste ano. A juíza determinou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, decidam sobre a alocação dos recursos. Caso eles não tomem a decisão até amanhã, a própria Justiça determinará o destino da verba. 

A decisão foi dada na última sexta-feira em ação popular movida por Sérgio Antunes Lima Junior. Na sentença, a juíza determina que a decisão do Congresso Nacional deve ser tomada em sessão realizada pelo plenário virtual. 

Uma consulta ao site da Justiça Federal mostrou que a Advocacia-Geral da União entrou hoje com um recurso contra a decisão.

30 março 2020

AÇAILÂNDIA: Esquema de agiotagem liderado pelo cunhado do prefeito Aluizio, teria dado prejuizo de 14 milhões aos cofres do município


Esquema de agiotagem dentro da prefeitura de Açailândia, na administração do prefeito Juscelino, teria lesado os cofres do município em cifras milionárias, e ainda deve estar em plena operação, segundo relatório do MP (Ministério Publico) que culminou com a denuncia.  

Edivan Carlos de Sousa, conhecido pela alcunha de "Edivan do Posto", seria o operador do esquema que beneficiou tanto o ex-prefeito Juscelino e ainda alimenta a atual gestão do prefeito Aluizio. Isso ocorre devido o parentesco vertical dos dois. Aluizio Silva é cunhado do operador Edivan do Posto, denunciado pela lavagem de quase 400 mil reais.

O esquema delatado no Ministério Publico após investigação, reconhece Edivan do Posto como operador do esquema que utilizava o posto de Combustível de sua propriedade em convênio milionário com a prefeitura.



 Segundo a denuncia, a Empresa Capinorte depositou 382 mil reais, apenas em um montante, referente a agiotagem que alimentou de recursos financeiros para a chapa vitoriosa na eleição 2016 formada pelo ex-prefeito Juscelino e o atual, Aluizio Silva. (veja abaixo)

Mas os prejuízos ainda podem ser maiores que o apurado, até então. No depoimento, fingindo perca de memoria em uma quantia exorbitante, Edivan do Posto simplesmente disse desconhecer os valores que foram depositados na conta bancária da sua empresa. 

Ainda segundo a investigação do MP, apenas nesse esquema, o dano pode chegar a 14 milhões de reais.

As redes sociais dos envolvidos retratam a farra com os recursos da prefeitura em viagens dignas dos barões do petróleo, inclusive em Dubai, terra de milionários açailandenses. 

O blog teve acesso a outros depoimentos que podem ainda revelar um rombo ainda maior e decretar definitivamente a queda do "Prefeitão". 




Senadora Eliziane destina mais de R$ 5 milhões ao MA para coronavírus


A senadora maranhense, Eliziane Gama, líder do partido Cidadania no Senado Federal, mudou a destinação da emenda de bancada a que tinha direito para o enfrentamento da crise contra o Coronavírus.

No total, cabia à senadora R$ 5.318.576,00, que seriam destinados à Infraestrutura, mas irão para a Saúde devido a urgência e gravidade da situação.

Ao todo, a bancada do Maranhão vai destinar R$ 131.191.543,00 em emendas parlamentares para a mesma finalidade.

Eliziane defende que “o momento de grave crise demanda uma união de esforços em prol do país”. A senadora disse ainda que essa foi uma importante decisão da bancada do Maranhão e que o dinheiro deve chegar em breve para o estado.

À exemplo da bancada do Maranhão, bancadas de outros estados vêm tomando a mesma decisão como a de Sergipe, entre outras.

Crítica – A senadora maranhense também vou a criticar a postura que tem sido adotada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Eliziane afirmou que Bolsonaro está agindo com irresponsabilidade e disse que o momento não é de politicagem.

“Nenhum outro presidente, nenhum outro líder mundial age com tamanha irresponsabilidade. O presidente da república está fora de si, age contra a ciência, contra indicações médicas, contra recomendações sanitárias e de saúde e tudo isso com qual objetivo? Não é hora de politicagem”. destacou Eliziane.

29 março 2020

Um prefeito sem posicionamento: Assis desaparece na pandemia, reaparece mas fala "coisa com coisa".


Durou pouco o rompante do tal “comitê da Associação Comercial”, que previa até carreata para forçar a abertura do comércio total em Imperatriz, na próxima segunda feira.

A tentativa desastrosa só criou corpo, por que o prefeito Assis Ramos se mantivera calado durante todo esse tempo, sem um posicionamento direto, mesmo sendo a maior autoridade política do município. 

Assis, vai ficar marcado na história como o prefeito que se esconde “quando o bicho pega”. Foi assim nas duas enchentes e agora no episódio do Coronavirus.

A propósito, a “intentona” para reabrir o mercado chegou a ser divulgada na internet, em áudio por Guilherme Maia, da Associação Comercial de Imperatriz. Secretários da gestão municipal se comprometeram ao decreto que seria assinado logo depois da reunião, mas Assis simplesmente recuou, como sempre. 

Sem declarar onde se encontra e nenhum vídeo gravado em plena indecisão, o prefeito Assis é o retrato do descaso com a gestão municipal e torce, segundo aliados próximos, para a suspensão das eleições e para que o dinheiro da ajuda aos municípios chegue logo. 

Dr. André retira candidatura em Buritirana


Em carta a população, o pré-candidato a prefeito, médico Dr. André, explica os motivos que o levaram a retirar a candidatura. 


CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE BURITIRANA                                   

Eu Dr. André Leôncio  pré candidato a prefeito de Buritirana. Oficialmente retiro minha pré candidatura. Agradeço  a todas as pessoas que acreditaram nesse  projeto, peço desculpas por não mais seguir em frente. Por motivos pessoais, profissionais, visando me dedicar integralmente à minha profissão, e por motivos políticos atendendo à orientação do diretório estadual do partido, entendi que neste momento era melhor abrir mão desse projeto. Quero dizer toda à população buritiranense que continuarei  sendo a mesma pessoa, com  o desejo de ajudar ao próximo como sempre fiz, retribuindo com trabalho todo carinho que recebo da cidade que me orgulho dizer que sou "FILHO" onde nasci, cresci, estudei, onde mora minha família e onde tenho meus amigos, tenho a consciência tranquila que irei continuar andando de cabeça  erguida pela minha cidade, porque  até hoje só fiz e só busquei fazer o bem a todos. Neste momento entendo e respeito a chateação de alguns, por uma grande expectativa criada em torno da minha pré candidatura, mais tenho certeza, que todos aqueles que são meus amigos irão entender e respeitar minha decisão, que também  não foi fácil para mim, todos sabem da minha história e da minha luta política, porém nem sempre as coisas acontecem como você  espera. A toda população de Buritirana deixo meu abraço e estarei sempre a disposição  de todos para ajudar no que eu puder.  

BURITIRANA- MA 28/03/2020


27 março 2020

Governo do Maranhão prorroga prazo de pagamento de IPVA


Prorrogado o pagamento do IPVA 2020! Em atenção ao impacto do *coronavírus* no bolso do maranhense, o Governo do Estado decidiu prolongar os pagamentos  para o início de maio.

A determinação dará maior  segurança financeira aos donos de veículos no Estado.


Com relatório de Eliziane, Senado barra exportação de produtos de combate à Covid-19


  O Plenário do Senado aprovou hoje 25 o projeto que permite a proibição ou a restrição de exportação de produtos considerados essenciais ao combate à epidemia de coronavírus no Brasil (PL 668/2020). Foram 76 votos favoráveis e apenas uma abstenção. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, abrange saneantes, produtos para a saúde, medicamentos e imunobiológicos, o que inclui álcool em gel e máscaras hospitalares.

  Dos deputados Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto foi aprovado na Câmara na semana passada e chegou ao Senado em regime de urgência. Como foi modificado pelos senadores, retorna para nova análise dos deputados.

  A matéria foi votada de forma remota, em um esforço do Senado em aprovar projetos que tratem do combate à epidemia do coronavírus. A sessão foi coordenada pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), primeiro vice-presidente do Senado. O presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, está afastado de suas atividades legislativas, justamente em recuperação de covid-19.

  A relatora da matéria, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), elogiou a proposta. Ela, no entanto, apresentou um substitutivo para “corrigir a terminologia empregada” e “ampliar seu escopo para abranger, também, os medicamentos e imunobiológicos, além de outros produtos para a saúde, que não estavam contemplados no texto original”.

  Na versão aprovada pela Câmara, o projeto criava uma lei específica. Porém, o substitutivo inseriu as modificações na lei que trata do enfrentamento do coronavírus (Lei 13.979, de 2020). A relatora destacou que a medida terá validade apenas durante o período em que vigorar no país a situação de emergência de saúde pública.

  — O substitutivo é um aprimoramento que objetiva conferir maior efetividade à lei. O país não pode, neste momento de dificuldades, abrir mão de sua produção dos insumos de saúde imprescindíveis ao controle da doença. Trata-se de uma questão de soberania — registrou a senadora.

Emendas

 Eliziane acatou uma emenda, apresentada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que deixa a cargo do governo a regulamentação da definição de quais produtos e insumos serão objeto da restrição de exportação, de modo que a lista possa ser constantemente atualizada “de acordo com as reais necessidades do país”. A ideia, segundo o senador, que é líder do governo, é não penalizar indevidamente as empresas do setor.

  O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) também apresentou uma emenda para que a proibição ficasse suspensa enquanto a demanda nacional por esses produtos destinados à exportação estivesse suficientemente suprida. Pela sugestão do senador, o Executivo também ficaria responsável pela regulamentação dos critérios de suspensão. A relatora apontou que, apesar de formalmente rejeitada, a sugestão de Vanderlan está contemplada no substitutivo.

  Os senadores Roberto Rocha (PSDB-MA), Daniela Ribeiro (PP-PB) e Otto Alencar (PSD-BA) elogiaram o relatório de Eliziane Gama. Otto definiu o trabalho da relatora como “maravilhoso”, enquanto a senadora Leila Barros (PSB-DF) classificou o relatório como “brilhante”.

25 março 2020

Marco Miranda assume PV em Imperatriz




Marco Miranda vai comandar o Partido Verde em Imperatriz para as eleições municipais. 

A comissão provisória foi enviada à Executiva Estadual ( presidida pelo Dep. Estadual Adriano Sarney ) e é formada por apoiadores do projeto da legenda. 

Marco Franklin Miranda pretende reformular o partido e lançar candidatos a vereador para fortalecer o partido. O Partido Verde não deve lançar candidatura a prefeito este ano, no entanto, vai manifestar apoio a um projeto que vise a reconstrução da cidade de Imperatriz.  “Estamos avaliando os pré-candidatos a prefeito e em breve o PV deve declarar apoio ao melhor projeto para a cidade”, comentou.

Marco Miranda é filho do ex-Deputado Léo Franklin (in memorian), já foi candidato a vereador e atualmente é Gerente Regional Executivo do IBAMA na região tocantina.

Imperatriz tem um caso confirmado de COVID-19 e dados oficiais ainda não geram confiança.


O anuncio no inicio da noite de hoje (25), do médico que chegou de São Paulo, Luciano Danda, confirmou a contaminação por VOVID-19 e com situação assintomática (quando não há reações).

A nossa rede social já havia relatado que a cidade de Imperatriz existem vários casos. Parte deles de pessoas de renda média ou alta que realizaram exames na rede particular e optaram pelo isolamento social sem divulgar os resultados, nesse caso, não passaram a ser divulgado nos dados oficiais da prefeitura. 

Os médicos e especialistas aconselham as pessoas com sintomas do COVID a não procurar os hospitais, mas buscar o isolamento e tratamento a base de medicamentos anti-gripais, mas em caso mais graves procurar a rede pública ou particular. Com dados e informações descentralizadas, pacientes com suspeitas tem procurado as redes em casos assintomáticos e tem sido informados a procurar o tratamento em casa, isso ocorre por dois motivos; O primeiro é que se não for o vírus a pessoa corre o risco de ser infectada se ficar no hospital, o segundo é a proliferação do vírus já que o sistema não está preparado para receber esses pacientes. 

Com os dados surgindo fora dos dados oficiais fica cada dia mais difícil acreditar nos números que revelam que a cidade de Imperatriz parece não estar nesse planeta onde a OMS decretou estado de pandemia. 

Partido está preparado para eleger vereadores, garante presidente do CIDADANIA


Em Imperatriz, o presidente do partido CIDADANIA, Willyan Róbson, vem formando um time de pré-candidatos a vereador para concorrer às eleições. 

O partido deve lançar pelo menos 30 candidatos a vereador, com uma quantidade significativa de mulheres e a maioria formado por jovens, destaca o presidente. A legenda vem crescendo com um trabalho dedicado e a participação da juventude em um novo formato de fazer política em Imperatriz, explica. “Temos um trabalho de ações sociais realizado através de uma ONG [Organização não governamental] na cidade já há algum tempo, e reunidos com nosso grupo, decidimos ampliar nossas ações através da participação política”, completou. 

Willyan Róbson foi convidado em Brasília a encabeçar o projeto do CIDADANIA (antigo PPS) com o aval do presidente nacional, Roberto Freire, do presidente estadual, Eliel Gama e da Senadora do Maranhão, Eliziane Gama. 

“Após a crise que nossa país passa nesse momento, vamos lançar a candidatura dos nossos vereadores e apresenta-los para a cidade avaliar, tenho certeza que estamos no caminho ascendente de um futuro melhor para a nossa cidade, no qual o CIDADANIA tem muito a contribuir”, finalizou. 

Willyan espera chegar ao número máximo de candidatos a vereador e convida pessoas que desejam participar da política pode contactá-lo pelo número 99 98178-3790, para novos filiados ou para ser candidato a vereador. 





João Lisboa registra primeiro caso suspeito de COVID-19

⚠️ Está registrado o primeiro caso SUSPEITO de Coronavírus no município de João Lisboa. A informação foi oficialmente relatada pelo boletim do Governo do Estado nesta quarta (25). Seguimos sem casos confirmados e tomando todas as medidas de prevenção necessárias.

🚩 Vamos continuar informando a população sobre todas as principais medidas tomadas diante desse cenário de crise.
⠀⠀⠀
➡️ *Prefeitura de João Lisboa*
👏🏼 _Assim que se faz!_
ASCOM