19 julho 2010

Fundador do PT, ex-líder do partido, Plínio de Arruda Sampaio é agora candidato do Psol à Presidência. E não perdoa seu antigo partido. Diz que Lula faz “demagogia barata” e que Dilma é “escárnio e ofensa”

No final dos anos 1980, o então deputado Plínio de Arruda Sampaio substituiu temporariamente o também deputado Lula na liderança do PT na Câmara enquanto o petista se preparava para concorrer, pela primeira vez, à Presidência da República. Agora o ex-deputado paulista se movimenta na tentativa de substituir Lula. Desta vez, porém, no Palácio do Planalto. E em campos opostos. Enquanto Lula, assumidamente, caminhou da esquerda para o centro, Plínio se revela cada vez mais à mais esquerda.



“A gente tem cada surpresa na vida. O Lula era um cara sensacional, foi um grande presidente do partido, um grande líder, mas ele sucumbiu à ambição do poder”, dispara o ex-petista. Promotor público aposentado, ex-deputado federal e um dos principais nomes da esquerda católica brasileira, Plínio diz que o atual presidente não deixará marca nenhuma na história do país e que a melhoria nas condições de vida do brasileiro, destacada pelo petista, é pura ilusão.
“Lula fez demagogia barata com o Bolsa Família. Soltou um dinheiro para o pessoal da classe C comprar eletrodoméstico. Esse pessoal caiu na ilusão de que quando compra uma geladeira virou classe B. O pessoal da classe B está com a ilusão de que quando compra um carro importado entrou para a classe A. E a classe A está com a ilusão de que quando compra um helicóptero já entrou no primeiro mundo. É o país da ilusão, uma pirâmide de ilusões”, critica.
Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Plínio é veemente ao condenar a candidatura da ex-pedetista Dilma Rousseff à sucessão de Lula. “A escolha da Dilma é um escárnio, é uma ofensa ao PT. Você tem um monte de companheiros... Ela é uma pessoa que nunca foi do PT. E o Lula impôs e acabou. Eu, por exemplo, sou fundador do PT, trabalhei como um louco no PT, nunca vi essa moça lá. Ela não é do PT. Você pega um partido que tem a maioria, tem o presidente, e você pega uma pessoa de fora, é uma tristeza muito grande”, considera o ex-deputado, que trocou o PT pelo Psol em 2005.

VEJA NA INTEGRA ENTREVISTA COM O CANDIDATO DO PSOL NO CONGRESSO EM FOCO

Um comentário:

Wsclay disse...

Fala Arruda. Blz cara?

Meu velho amigo. Sei que o desespero começa a bater com a súbita ascenção de Dilma nas pesquisas, mas mesmo assim temos que resistir à tentação de deturpar textos e afins. No título do seu post, você afirma que Plínio diz que Dilma é escárnio e ofensa, quando vamos ler o texto, percebemos que o que ele afirma é que a "escolha" de Dilma, por não ser uma militante histórica do PT, é um escárnio e ofensa.

Duas coisas totalmente diferentes e que podem tirar a credibilidade do seu blog.

Ah! Já que a opinião do senhor Plínio é tão salutar a este blog, seria interessante ver o que ele fala do Serra, de FHC e do PSDB. Se precisar posso passar alguns links.

São opiniões muito "interessantes". RSrsrsrsrs.

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...