01 setembro 2011

Mais de três mil profissionais de enfermagem comparecem em audiência pública solicitada por Valéria Macedo na Assembleia Legislativa


Valéria Macedo

Por solicitação da deputada Valéria Macedo (PDT), a Assembleia Legislativa realizou na tarde de quarta-feira (31), a maior audiência pública já realizada naquela casa, na atual legislatura. Dezenas de caravanas vindas do interior do Estado participaram da Audiência Pública que reuniu cerca de 3 mil profissionais de enfermagem.


O evento, realizado no auditório Fernando Falcão, teve como objetivo discutir e defender a atuação e as reivindicações de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no Maranhão.

Valéria Macedo ao lado do vice-governador Washington

A deputada Valéria Macedo que também é a autora do Projeto de Lei Nº 159/11, que tramita na Assembléia e que defende a redução da carga horária dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais e estabelece Piso Mínimo Salarial da categoria, disse que os problemas que afetam a classe são muitos e diversificados, mas que esta deve ter foco nos principais, tais como a diminuição da Jornada de Trabalho, o estabelecimento de um Piso Salarial digno, a realização de concurso público, um plano de cargos e salários e, finalmente, a fiscalização dos Cursos de enfermagem.

“Como enfermeira e conhecedora dos mais sensíveis problemas que afetam nossa classe, proponho a fazer e tenho feito os encaminhamentos políticos na busca de uma solução quer seja aqui no legislativo ou mesmo no poder executivo”, disse Valéria, agradecendo à presidência da casa pelo atendimento de seu pleito para audiência e a presença da classe que através do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), compareceu em massa ao evento.

Pres. do Coren, Euzanir Aroucha

“Hoje é o dia mais importante para a categoria dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do estado do Maranhão. No dia 24 de maio procuramos a deputada Valéria Macedo para propor soluções contra essa imoralidade que é a atual carga horária e o piso salarial pago aos profissionais de enfermagem” disse Euzanir Silva Aroucha, presidente do Coren.

Categoria da enfermagem compareceu e massa

Para o deputado Dr Pádua (PP), que preside a Comissão de Saúde da Casa, a audiência foi de suma importância no sentido de fortalecer o debate em torno de reivindicações tão antigas da categoria. “Com a realização dessa audiência esperamos contribuir com essa luta dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do nosso estado, essa categoria que tanto trabalha e merece uma remuneração digna”.

A Audiência contou ainda com a participação do vice-governador Washington Oliveira(PT), dos deputados Carlinhos Amorim, Eliziane Gama, Cleide Coutinho, Neto Evangelista, Bira do Pindaré, Vianey Bringel, Jota Pinto, Alexandre Almeida, Eduardo Braide, Francisca Primo e André Fufuca, além de diretores do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), da Aben (Associação Brasileira de Enfermagem do Maranhão), da Federação Nacional de Enfermagem e do movimento sindical.

(Assessoria) 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...