26 dezembro 2011

Professores da educação infantil encerram período do Curso de Especialização


Professores da rede municipal de ensino que estão cursando especialização pela Universidade Estadual do Maranhão participaram esta semana da solenidade de encerramento das atividades referentes ao primeiro período. 

O curso de especialização e autoria tem carga horária de 720 horas e faz parte das ações do projeto aprender bem, desenvolvido pela secretaria municipal de educação de Porto Franco em parceria com a UEMA. Nessa etapa, 129 profissionais da educação infantil de escolas das zonas urbana e rural estão sendo atendidos. As aulas tiveram inicio em agosto de 2011, o curso tem previsão de terminar em dezembro do ano que vem 2012.

De acordo com a Secretária de Educação professora Marilene Queiroz, a metodologia do curso é diferenciada, onde todos os professores/alunos trabalham a elaboração e a autoria própria, com produção de textos, possibilitando ao educar quando em sala de aula, repassar isso para o aluno dele. Tornando uma aprendizagem mais significativa para a educação do município e isso engrandece o professor profissionalmente e proporciona boa aprendizagem aos alunos que é o objetivo principal.

Ao termino deste curso, os professores que antes tinham apenas graduação em pedagogia, terão titulação em pós-graduação com reconhecimento pela Universidade Estadual do Maranhão. Para a professora Maria Cristiane Miranda, Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA destacou os resultados já obtidos pelo curso durante seminários realizados com a participação dos alunos de Porto Franco. Ela também destacou a importância dessa iniciativa da prefeitura que se dispôs em arcar com todas as despesas do curso com objetivo de graduar os professores, principalmente aqueles que já estão em sala de aula.

O prefeito Deoclides Macedo participou da solenidade de encerramento do primeiro período falou com os professores do curso, e ouviu do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, professor Porfírio Guerra que não seria possível está em Porto Franco ministrando este curso se não fosse pela iniciativa da prefeitura que elaborou todo o projeto, enviou à universidade e teve aprovação para que o mesmo fosse ministrado e coordenado pelo Centro de Estudos Universitários da UEMA de Imperatriz que vai ao final do curso reconhecer com diploma a titulação desses professores.

Durante sua fala, o prefeito Deoclides Macedo aproveitou para dizer que é importante oportunizar o acesso ao ensino para pessoas, mesmo quando a prefeitura tenha de assumir uma função que não é sua, com o objetivo de ter em seus quadros educacionais, profissionais altamente qualificados, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas da rede municipal.

secom

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...