14 dezembro 2011

Revista Exame destaca Porto Franco-MA entre as dez regiões mais emergentes do Brasil





O município de Porto Franco, administrado pelo prefeito Deoclides Macedo (PDT) é destaque nacional em matéria especial da revista Exame, edição 1005, que já está nas bancas de todo o país.

A reportagem, baseada num estudo exclusivo da Exame/Deloitte identifica as 10 regiões mais dinâmicas do Brasil, em acelerado crescimento. 

Segundo a revista, pela localização e pelas perspectivas, a região de Porto Franco vem atraindo empresas nos últimos anos e caso a Transnordestina - ferrovia que deve ficar pronta em 2013 - saia do papel, deverá melhorar o escoamento da produção do *Mapito e Porto Franco, então, se tornará um dos principais entroncamentos ferroviários e de logística do país. Confira a matéria:

Um lugar no meio do caminho

Por Angela Pimenta

A cidade de Porto Franco, no Maranhão, fica no meio do caminho entre o Mapito, a porção fértil do cerrado que toma parte do Maranhão, Piauí e Tocantins, e Itaqui, o porto brasileiro mais próximo dos mercados do hemisfério norte.

Vista aérea de Porto Franco-MA

Localizada 750 quilômetros ao sul de São Luís, porto Franco é banhada pelo rio Tocantins, cortada pela rodovia Belém-Brasília e pela ferrovia Norte-Sul, já em plena operação até o Porto do Itaqui. 

Pela ferrovia passam 6 milhões de toneladas por ano de produtos como grãos e biocombustíveis. Quando o trecho da Norte-Sul entre Palmas, no Tocantins, e Anápolis, em Goiás, estiver completo, o que está previsto para 2012, o volume deve chegar a 27 milhões de toneladas.

Pátio da Vale em Porto Franco- MA
Há estudos também, ainda sem prazo de conclusão, de um ramal para ligar a Norte-Sul á Transnordestina, ferrovia que deve ficar pronta em 2013. Se o projeto sair do papel, deverá melhorar o escoamento da produção do Mapito, responsável por 5% da safra brasileira de grãos. Porto Franco, então, se tornará um dos principais entroncamentos ferroviários e de logística do país.

Pela localização e pelas perspectivas, a região de Porto Franco vem atraindo empresas nos últimos anos. Em 2004, ao procurar um lugar para expandir suas atividades, o grupo Algar Agro escolheu a cidade para construir uma unidade de armazenamento e esmagamento de soja de 200 milhões de reais. “Além da localização, nossa opção levou em conta o grande contingente de mão de obra jovem que vem sendo qualificada”, diz Leonardo de Freitas, superintendente da Algar Agro.

Inaugurada em 2007 com capacidade de esmagar 480.000 toneladas por ano, a fábrica mudou a vida do lugar. Desde então, Porto Franco vem criando um distrito agroindustrial às margens da ferrovia, que além da Algar Agro, já conta com  unidades da Cargill, da Bunge e da Ceagro.

A instalação do pólo agroindustrial deve impulsionar a economia local ao longo da próxima década.  “O processamento da soja deve desenvolver também atividades como a pecuária e a avicultura”, diz o economista Giovanni Cordeiro, especializado em pesquisa de mercado da consultoria Deloitte.

Outra atividade em expansão é o cultivo de eucalipto – está prevista para 2013 a inauguração de uma fábrica da Suzano no município vizinho de Imperatriz. A fábrica, em si, é um novo impulso para a região – não só pelos empregos e impostos que deve gerar, mas também pelos negócios e profissões que pode atrair. São profissionais como o engenheiro agrimensor Anderson Vieira, que no ano passado deixou Viçosa, no interior de Minas gerais, para montar em Porto Franco a Florestar, empresa de serviços florestais. Sozinho, ele já investiu 8 milhões de reais na compra e no aluguel  de terras e no plantio de árvores. (revista Exame)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...