29 maio 2017

Fake News: Rede social, fábrica de noticias, fakes e economia burra...

Os maiores encalços dos prefeitos não estão na administração em sí, mas na forma em que é passado para a sociedade a condução do processo de administrar uma cidade com o advento das redes sociais. Onde todo mundo opina, cria informações fakes e a destruição da imagem nos dias de hoje é inevitável. Apesar de alguns políticos ainda se desfazerem dessa grande massa virtual, já existem estragos, movimentos e ações coordenadas dentro dela. 

O que se observa nos erros mais comuns ainda é o pouco traquejo entre a Lei da informação e a facilidade de acesso, ao mesmo tempo em que a população questiona as execuções dos gestores. Por exemplo: A Lei da transparência diz que as ações do executivo, como gastos, licitações e todo e qualquer processo, deve seguir a lei e o principio da transparência no sistema público, o problema é que as informações coletadas nos portais muitas vezes chegam distorcidas, ou da forma que o emissor quer passar, principalmente quando as ações do executivo mexem diretamente na vida social da população ou envolvem um montante maior de recursos. Mas o executivo percebe que deve corrigir as informações que chegam distorcidas na maioria das vezes, mas falham quando não divulgam de forma ampla e maciça a informação.

A economia em em algumas autarquias, como na comunicação, é o maior problema dos administradores. Todos os setores ampliam e renovam o método de se comunicar com a sociedade e evitar constrangimentos ou desgastes, tornando esse tipo de atividade cada vez mais profissional e necessário, no entanto, a maioria prefere apagar o fogo depois de iniciado. Para especialistas, é a famosa "economia burra", não investir em comunicação.

Mas, em parte, os principais problemas de comunicação (informação) ocorre por culpa da própria gestão. A assessoria de comunicação é a ultima a saber das decisões polêmicas, no qual deveriam ter aplicado a "vacina". Mas qual a medida a ser tomada? Ação = Reação. A medida deve ser reunir os mais experientes dentro da comunicação e debater os métodos para serem utilizados e a nota a ser divulgada para a sociedade, e principalmente, ter calma.

A fake news estar pronta para divulgar o próximo "tema fake".

Por Holden Arruda

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...