26 maio 2017

Valéria Macedo realiza audiência pública na defesa da construção do HGM para policiais e bombeiros


A deputada Valéria Macedo (PDT) realizou uma audiência pública na última quarta-feira (24), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia, sobre a necessidade da construção e estruturação de um Hospital Geral da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão (HGM) e um Centro Integrado de Assistência Médica da Polícia Militar da Região Tocantina.

“Esta audiência pública é um marco na história da PM e do Corpo de Bombeiros do Maranhão, e acredito que contaremos com o apoio do governador Flávio Dino e de todos os deputados e deputadas desta Casa, uma vez que os policiais militares e policiais do corpo de bombeiros do Maranhão merecem e precisam de um Hospital Geral, devidamente equipado com recursos materiais, financeiros e humanos. Vocês militares têm lutado muito e se mostrado uma categoria unida e organizada e muito forte. Esse é um projeto que visa beneficiar todos os membros dessa corporação militar, ativos, inativos e os seus dependentes” ressaltou.

Segundo a parlamentar o HGM deverá ser construído em área própria da Polícia Militar, situada no mesmo espaço no qual se encontra o Comando Geral da PM, no bairro Calhau. Deverá iniciar como um hospital para atender serviços de média complexidade.

O comandante da Polícia Militar, o coronel Frederico Gomes Pereira participou da audiência e ressaltou que o evento foi positivo. 

“Temos um governador e um secretário de Segurança Pública no Estado que têm uma visão positiva sobre essas questões sociais e também sobre as questões de saúde, então podemos trazer este tema, porque o governador Flávio Dino é um homem sensível a esta causa. Temos que ter um tratamento diferente. E isto não significa privilégio, mas o reconhecimento da missão que temos por dever cumprir, que é a de garantir a vida de cada cidadão. Essa é uma atividade que nos impulsiona ao perigo”, defendeu o comandante.

O diretor da Diretoria de Saúde da Polícia Militar no Maranhão, coronel Alberto Nasser se emocionou em seu discurso, quando defendeu a construção do hospital no estado. “Saúde é fundamental. É questão de honra. Os policiais militares adoecem. Ainda operamos de maneira jurássica. Temos hoje um Governo sensível à nossa causa, que é uma causa nobre. Hospital para os militares não é só uma necessidade, é uma prioridade. Vamos tirar isso do papel. Devolva-nos o nosso hospital de volta”.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo também defendeu a necessidade de um hospital para atender os militares. “Tivemos no passado e precisamos resgatar porque cada dia mais sentimos falta”, frisou.

Durante a audiência foram exibidos vídeos com depoimentos de militares reivindicando a construção do hospital e mostrando a estrutura deficiente do atendimento de saúde de que dispõem hoje e, também, em contraste, a experiência do Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Estado do Piauí, considerado referência no Nordeste.

Centenas de integrantes de todas as patentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares lotaram as dependências do auditório Fernando Falcão, seguramente a maior audiência pública da categoria na Alema. Como debatedores do tema, somaram-se à Valéria Macedo os deputados Levy Pontes (PCdoB), que é médico, militar reformado e presidente da Comissão de Saúde, Wellington do Curso (PP), ex-militar do Exército, Cabo Campos (DEM), militar licenciado, Vinicius Louro (PR) e Eduardo Braide (PMN).

O Deputado Estadual Levi Ponte (PCdoB) comprometeu-se de plano com o projeto da construção do hospital, fez um histórico de sua participação como médico e membro da corporação no hospital militar que fora fechado, manifestou-se que a idéia de aproveitar o hospital dos servidores não é uma boa idéia, pois isso já foi tentando e não deu certo.


ENCAMINHAMENTOS PRELIMINARES

Dentre outros, foram feitos os seguintes encaminhamentos: a) Criação de um Grupo de Estudo Interinstitucional (GTI) com membros do Gabinete da Deputada Valéria Macedo, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para elaborar uma proposta que contemple questões como financiamento, custeio, quadro de pessoal, tipos de serviço, levantar dados demográficos sobre a corporação, conhecer outras experiências e visitar os deputados para pedir apoio; b) Articular reunião e mobilizar a bancada de deputados e deputadas estaduais solicitando destes que assinem um Termo de Compromisso e de Destinação de Emendas para construção do HGM, inclusive destinando emendas parlamentares já de 2017; c) que o gabinete da Deputada Valéria Macedo oficie aos Comandos Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros solicitando destes dados que indiquem quantitativos de pessoal ativo e inativo das respectivas corporações, sendo que estes ficaram com a responsabilidade de levantar e fornecer ao gabinete da deputada; d) Levantar junto ao Governo do Estado do Maranhão o Projeto-padrão de Hospital de 50 leitos para aproveitamento ou adaptação para o futuro HGM; e) promover reuniões com a Bancada Federal do Maranhão no Congresso Nacional para discutir a proposta de construção do HGM e buscar emendas parlamentares. Ao final dos trabalhos, a deputada Valéria Macedo e a Comissão Interinstitucional encaminhará todo o projeto ao Governador Flávio Dino para providências necessárias a construção do HGM. 

O Comandante do Corpo de Bombeiros também defendeu a necessidade de um hospital para atender os militares. “Tivemos no passado e precisamos resgatar porque cada dia mais sentimos falta. A vigilância Sanitária fechou o pequeno hospital que tínhamos, na Avenida Kennedy. Conquistarmos um outro só depende de nossa união”, frisou.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...