30 agosto 2017

90 DIAS DE JEJUM: Salários em atraso revela colapso administrativo na prefeitura de Montes Altos

Prefeito Ajuricaba (a direita) fazendo juramento ao lado do vice-prefeito
Com salários em atraso e em alguns casos com mais de 3 meses, a prefeitura da cidade de Montes Altos, administrada pelo prefeito Ajuricaba Abreu (PDT), conseguiu ser o caso mais grave de inadimplência e colapso administrativo em toda a região Sul do Estado. Servidor licenciado da Caixa Econômica Federal, Ajuricaba demonstra que o controle das contas públicas passou a matéria vencida. 

Segundo documentos que o blog Holden Arruda teve acesso com exclusividade, mas que deveriam ser de domínio público e publicado no portal da transparência do município, a folha de pagamento chega a 90% da receita do município, o que fere gravemente a LRF. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o bastos com servidores públicos deveriam respeitar o limite de 54% da Receita Corrente Líquida, e acaba gerando um resultado devastador, pois se a prefeitura executar serviços básicos simplesmente ela não vai pagar os servidores.

O resultado do descontrole nas contas do município afeta diretamente a economia da cidade, já que o dinheiro para de circular das mãos dos servidores para as mãos dos comerciantes locais, efeito já identificado pelo mercado local. O resultado é uma quebradeira generalizada.  

O descontrole na folha de pagamento também acarreta em outro estado que pode gerar calamidade pública, já que sobram apenas 10% da Receita para realizar serviços públicos básicos, como educação, saneamento, saúde e segurança, sem considerar a manutenção de estradas e vias urbanas, a preservação do patrimônio público, etc. Com recursos limitados por ausência de crescimento e desenvolvimento da cidade, Montes Altos agora sofre pela incompetência administrativa.

Segundo a assessoria da prefeitura, o atraso dos servidores seriam de apenas 30 dias (1 mês) mas sem previsão de atualização, no entanto, ouvimos relatos de servidores do município que  serviram como base para a confirmação da denuncia e confirmam a versão noticiada.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...