15 abril 2021

Maranhão tem acesso a serviços digitais acima da média nacional


42% dos entrevistados no Maranhão acessaram serviços digitais públicos e privados todos os dias, acima da média brasileira de 36%

Tiago Paris/Consultoria

São Paulo, 14 de abril de 2021 – Pesquisa Quantitativa Nacional realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mede o grau de satisfação dos cidadãos usuários de serviços públicos digitais no Brasil.

Levantamento realizado em todos os estados brasileiros com 13.250 respondentes revela que 95% dos entrevistados acessam a internet por aparelho celular e 87% por banda larga/ wi-fi no país.

O levantamento com amostra representativa nacional de 13.250 respondentes contou com sub-amostras representativas de cada um dos 26 estados e também do Distrito Federal. A pesquisa telefônica, tanto para números fixos como celulares, foi realizada com homens e mulheres residentes no Brasil com idade igual ou superior a 16 anos, segmentados por grupos de idade: 16-24, 25-34, 35-44, 45-59, 60 anos e mais e também por unidade da federação e característica do município (Região metropolitana, Capital e Interior).

O campo nacional da pesquisa começou no dia 06 de outubro e só terminou em 10 de dezembro de 2020. No Maranhão, a pesquisa foi executada entre os dias 3 e 9 de dezembro de 2020.

DADOS SOBRE O MARANHÃO

49% dos Maranhenses consideram que já estavam completamente adaptados ao mundo digital antes da pandemia e 30% conseguiram se adaptar sem nenhuma dificuldade, ao mundo digital, durante a pandemia do coronavírus. As médias são maiores do que as do resto do país, de 45% e 25%, respectivamente.

42% dos entrevistados no Maranhão relataram acessar serviços digitais públicos e privados todos os dias, acima da média brasileira de 36%.

Daqueles que procuraram informações nas plataformas do governo estadual nos últimos 12 meses, 52% deles possuem ao menos um tipo de aplicativo para celular para solicitar algum serviço oferecido pelo governo estadual (acima da média brasileira de 35%).

A sensação mais comum reportada em relação à experiência de uso dos serviços digitais ou telefônicos do Governo do Estado do Maranhão é de "alívio" (34%).

É baixo o grau de insatisfação registrado pela população com serviços públicos digitais ou telefônicos disponibilizados pelo governo estadual: 11% (média nacional de 12%).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...