14 junho 2021

Aprovado pedido de Eliziane Gama para debater vulnerabilidade social de órfãos da Covid-19

Senadora alertou para a gravidade da situação diante de milhares de mortes registradas por Covid-19 que atingiram brasileiros com 60 anos provedores de família (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)



A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (14), por unanimidade, requerimento da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para debater em audiência pública a vulnerabilidade de órfãos da Covid-19 em situação de vulnerabilidade social.

No pedido, a líder do bloco parlamentar Senado Independente alertou para a gravidade da situação diante de milhares de mortes registradas por Covid-19 que atingiram brasileiros com 60 anos provedores de família. Eliziane Gama criticou a inação governamental para resolver o problema.


“A situação dessa população vulnerável se agrava a cada dia, com o recrudescimento da pandemia, pela inércia governamental que até agora não apresentou medida para atender essas crianças e adolescentes. Conclamo o Congresso Nacional encontrar solução para, pelo menos, amenizar este grave problema e socorrer essas vítimas da covid”, afirmou.

Eliziane Gama citou ainda o estudo “Os Dependentes da Renda dos Idosos e o Coronavírus: órfãos ou novos pobres?”, da economista Ana Amélia Camarano, técnica do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de julho de 2020, prevendo que com a persistência da Covid-19 em patamar de mil de óbitos por dia, levaria o Brasil a ter cerca de 4 milhões de adultos e 1 milhão de crianças estado de pobreza devido à perda de idosos que sustentavam suas famílias.

Convidados

A senadora Eliziane Gama convidou para participar da audiência o promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Luís (MA), Márcio Thadeu Silva Marques; e o jornalista Walberto Maciel, que apresentou a ideia legislativa no portal “e-Cidadania” para a criação de um fundo de amparo aos órfãos da Covid.

Walberto também é autor do livro digital “Órfãos da Covid-19”, cujo lucro com a venda é repassado a instituições que ajudam crianças orfanadas pela doença. (Assessoria da parlamentar)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...