20 junho 2022

MPMA recomenda ao Município de Imperatriz aumentar testagem e vacinação contra a Covid-19

 

O Ministério Público do Maranhão emitiu Recomendação para que o Município de Imperatriz aumente o número de testagens e vacinação contra a Covid-19. O documento foi assinado no último dia 7 pelo titular da 5ª Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde de Imperatriz, Thiago Oliveira, e estabeleceu o prazo de 10 dias para que o Município se manifeste.

A Recomendação foi motivada pelo aumento dos casos de Covid-19 no país. Nas últimas duas semanas, houve avanço da pandemia no Brasil em 24 estados e no Distrito Federal. No Maranhão, foram registrados mais de 2 mil casos em apenas duas semanas, aumentando, consequentemente, a taxa de contágio.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, até o dia 6 de junho, o Maranhão já havia registrado mais de 400 mil casos de Covid-19, com quase 11 mil óbitos desde o início da pandemia. O Município de Imperatriz está em segundo lugar no Estado, somando quase 24 mil casos confirmados.

O documento ministerial pontua que especialistas atribuem o aumento dos casos à transmissão pela variante Ômicron, à flexibilização na proteção, à desigualdade regional da vacinação e à subnotificação devido a autotestes e falhas na divulgação de dados pelos estados.

A Recomendação destaca a importância da testagem em massa como protocolo eficiente e barato para contenção da pandemia. “A comunidade científica alerta que, em períodos de relaxamento do distanciamento social, deve ser feita a busca ativa de casos e a vigilância de contatos deve ser mantida para garantir o controle da transmissão comunitária”, ressalta o promotor de justiça Thiago Oliveira.

TESTAGEM

Dentre outras medidas, o Ministério Público do Maranhão recomenda que o Município de Imperatriz aumente a capacidade de testagem da população com suspeita de infecção pela Covid-19, seja por meio da detecção da Proteína C Reativa (PCR) ou antígeno, de forma a reduzir o tempo de espera pelos resultados.

O Município também deve estabelecer medidas de monitoramento e rastreio de casos leves confirmados de infecção pela Covid-19 com campanhas educativas para a população, inclusive fazendo interlocução com empresas, se necessário.

Fiscalizações e autuações devem ser intensificadas em estabelecimentos comerciais, feiras, bares, restaurantes, transportes públicos e demais locais que gerem aglomerações e estejam descumprindo as regras sanitárias vigentes, com a devida aplicação de penalidades.

A Recomendação orienta ainda a ampliação do processo de imunização contra a Covid-19, com a instalação de pontos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas, além de estratégias de sensibilização, mobilização e busca ativa da população para tomar a vacina.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...