07 novembro 2022

Obra de padronização das calçadas é iniciada na Avenida Getúlio Vargas, em Imperatriz

 

Obra de padronização das calçadas é iniciada na Avenida Getúlio Vargas

 Equipe da Sinfra no local onde os serviços foram iniciados (Foto: Edmara Silva)

O trabalho foi iniciado na noite da última quinta-feira (03), após ordem de serviço para a execução da obra na Avenida Getúlio Vargas, Centro. A padronização das calçadas, começando pelo cruzamento com a Rua Sousa Lima, foi uma determinação do prefeito Assis Ramos. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fábio Hernandez, com engenheiros, arquitetos e técnicos da Sinfra, acompanhou as primeiras ações da obra que vai beneficiar quem frequenta a avenida para compras e outros compromissos, além dos lojistas. 

Segundo o secretário, o projeto foi debatido junto a diversas instituições, lojistas, Associação Comercial e Industrial (ACII), Rotary Clube e a subsecção da OAB-MA, que mostrou a importância da padronização das calçadas que cumpre legislação federal e municipal. “Esse é um anseio de vários segmentos de Imperatriz; projeto implementado em grandes municípios do Brasil e do mundo e, agora, sendo iniciado em nossa cidade”, disse.

Fábio Hernandez observa que o projeto de padronização das calçadas proporcionará inclusão, acessibilidade e mobilidade para pedestres, cadeirantes, pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens, na Avenida Getúlio Vargas, no setor comercial de Imperatriz.

“Nós iniciamos esse projeto na Avenida Getúlio Vargas, no perímetro das ruas Sousa Lima e Amazonas, no Centro. Porém, a meta é estendê-lo, inicialmente, até a Avenida Ceará e, posteriormente, chegará à marginal da BR-010, no Entroncamento”, adiantou ele, ao explicar que o prazo de entrega do primeiro trecho da obra será de 30 dias.

O prefeito Assis Ramos enfatizou desde o início do projeto que o objetivo é oferecer melhores condições de acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, visando garantir o direito a locomoção em áreas públicas, como às calçadas na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

Segundo a Lei 1.642/2016, a conhecida “Lei das Calçadas”, no artigo 36, incisos I e II, estabelece que as calçadas deverão ser contínuas, sem mudança de níveis ou inclinações que dificultem o trânsito seguro de pedestres, observados os níveis imediatos dos passeios vizinhos já executados conforme a lei. Sobre os degraus e rampas, serão permitidos quando a declividade do logradouro o exigir, observadas as disposições da legislação vigente e aprovação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplu).

“Antigamente, a urbanização dos grandes centros prestigiava o tráfego de veículos, mas hoje na visão geral da nova lei de mobilidade urbana, de inclusão e das calçadas é a valorização do pedestre”, disse. “Esse primeiro perímetro será um projeto-piloto e, depois, poderão visitar o local que ser transformará em novo ponto turístico da cidade de Imperatriz”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...