31 outubro 2024

Eleição da Mesa Diretora da Assembleia terá novo processo de escolha dos membros




A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa terá um novo processo para a escolha dos membros.

O projeto que altera o rito foi aprovado nesta quarta-feira (30) após o Supremo Tribunal Federal (STF) acolher uma ação que questiona a reeleição antecipada da presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), em junho do ano passado.

A Corte anulou o pleito e determinou que o Legislativo estadual maranhense aprovasse um novo processo para a escolha da Mesa Diretora.

No rito anterior, a eleição dos membros que assumem no segundo biênio da Legislatura poderia ocorrer a partir da segunda quinzena do mês de junho do primeiro ano. Ou seja, meses após a eleição para o primeiro biênio.

Agora, a sessão preparatória só poderá ocorrer a partir do dia primeiro de novembro do segundo ano da Legislatura, de acordo com o artigo 1º que modificou os artigos 7º e 8º da Resolução Legislativa nº 449, de 24 de junho de 2004.

“Art.7º A partir do dia primeiro de novembro do segundo ano da Legislatura, realizar-se-á Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, mediante voto secreto, que tomará posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário a serem definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito, obedecido o disposto no art. 8º e seus incisos do Regimento Interno”.

com informações de Neto Ferreira

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...