30 dezembro 2024

PONTE JK: Mergulhador passa mal e buscas são suspensas mais uma vez

 

O mergulhador retirado teria passado muito tempo no fundo do rio e precisou ser colocado na câmara hiperbárica para tratamento com oxigênio

Nesta segunda-feira (30), a força-tarefa coordenada pela Marinha do Brasil tentou retirar um carro de passeio do fundo do rio Tocantins, mas a operação acabou sendo prejudicada depois que um equipamento que seria usado para flutuação se rasgou. Durante o trabalho de substituição, um dos mergulhadores precisou ser retirado e receber atendimento.

As buscas por mergulho dependente - que usa suprimento de ar em mangueiras em um capacete - foram suspensas e os trabalhos serão retomados na manhã desta terça-feira (31).

O mergulhador retirado teria passado muito tempo no fundo do rio e precisou ser colocado na câmara hiperbárica para tratamento com oxigênio, conforme explica o almirante Coelho Rangel, coordenador das operações de busca e resgate e Chefe do Estado-Maior do 4º Distrito Naval da Marinha.

"A gente teve que iniciar o mesmo procedimento que foi feito ontem. Nós colocamos um outro 'paraquedas' [equipamento que é inflado] da Marinha, preparamos para reflutuar o veículo, mas tivemos um problema com um mergulhador. Normal, nada sério, veio à superfície lúcido. Por precaução resolvemos colocar na câmara hiperbárica para um tratamento de quatro horas respirando uma quantidade de oxigênio maior e por causa disso tivemos que parar o mergulho dependente."

Durante à tarde, a força-tarefa, então, decidiu direcionar os esforços para retirar outro corpo de dentro da cabine de um caminhão, mas o resgate também não foi possível devido ao anoitecer.

"Amanhã [terça-feira, 31] nós vamos concluir a missão de extração do motorista do caminhão de ácido sulfúrico e vamos também reiniciar a missão para trazer à superfície o veículo Voyage, onde provavelmente há possibilidade de encontrarmos a mãe e filha. Já constatamos a presença da mãe e acreditamos que a filha esteja nesse veículo”, explicou o tenente-coronel Donaldo Lourinho, dos Bombeiros do Tocantins.

Durante esta segunda-feira também foi encontrada uma caminhonete que caiu da ponte, mas sem nenhum ocupante. Segundo o tenente-coronel, serão realizadas novas buscas pelas margens do rio.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Com apoio de Josivaldo JP, pacientes recebem cirurgias eletivas em Imperatriz

  Deputado JP reforça compromisso com a saúde da Região Tocantina Mutirão de Cirurgias está sanando os problemas da população de Imperatriz ...