Advogado de Filipe Martins, um dos acusados pela suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, Jeffrey Chiquini classificou a decisão como “efeito Magnitsky”, referindo às sanções impostas a Moraes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Efeito Magnitsky? Moraes acaba de determinar o desbloqueio de todas as redes sociais do Rodrigo Constantino: TODAS – X, Instagram, TikTok, Facebook, YouTube…”, escreveu Chiquini em seu perfil no X.
A decisão também foi comemorada pelo advogado de Constatino, Emerson Grigollette. “O escritório acabou de ser intimado pelo Gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, DEFERINDO o pedido de desbloqueio de todas as redes sociais do grande Rodrigo Constatino. O escritório está acompanhando o cumprimento de referida ordem pelas respectivas plataformas. Seja bem-vindo de volta, meu caro! Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por JUSTIÇA!”, afirmou.
A possibilidade de um recuo de Moraes em decisões relacionadas ao bloqueio de perfis de direita nas redes sociais, uma das justificativas para a aplicação da Lei Magnitsky, foi cogitada pelo deputado Nikolas Ferreira após o anúncio dos EUA.
“Diante das sanções, o sistema pode reagir com mais repressão, ou optar por algum recuo estratégico. Ambos os caminhos são possíveis e perigosos”, avaliou o deputado. O próprio Moraes, contudo, tem dito que não recuará em sua forma de atuar mesmo após a pressão do governo Trump.
Nenhum comentário:
Postar um comentário