28 dezembro 2025

Balanço da SEDEC destaca ações de qualificação, emprego e turismo em 2025


Iniciativas voltadas ao acesso ao mercado de trabalho marcaram o ano. (Foto: Ana Maria Nascimento)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e as iniciativas previstas para 2026, voltadas à articulação institucional, qualificação profissional, geração de emprego, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento do turismo no município.

As atividades de 2025 priorizaram a aproximação com entidades da sociedade civil organizada e instituições ligadas à capacitação profissional e ao desenvolvimento econômico. Entre os órgãos visitados estão instituições do Sistema S, como Sebrae, Senac, Senai, Sesc, além da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Câmara Municipal e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego.

“Reiniciamos o diálogo com essas categorias prevendo a elaboração de políticas públicas voltadas para o aquecimento da economia, a geração do emprego e renda e, consequentemente, aumentando a população economicamente ativa”, fala o secretário da Sedec, Esmeradhson de Pinho.

Segundo o secretário, a partir dessas articulações, a Secretaria retomou o funcionamento de conselhos municipais ligados à área econômica, como o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, o Conselho Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia.

Ao longo de 2025, a SEDEC também lançou programas voltados à qualificação e ao acesso ao mercado de trabalho, como o Qualifica Imperatriz e o Emprega Imperatriz, que teve edições focadas no público em geral, pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com 60 anos ou mais.

Em parceria com a Superintendência de Turismo, foram desenvolvidos aplicativos gratuitos para divulgação de serviços e produtos locais. Entre eles, o aplicativo Feito Aqui, voltado à divulgação de artesanato e produção local, e o Guia Turístico de Imperatriz, que reúne informações sobre restaurantes, hotéis, pousadas e serviços de transporte.

Também foi executado o projeto Turismo na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), envolvendo alunos do ensino fundamental em visitas a pontos turísticos da cidade. “Entendemos que é interessante que as crianças já comecem a internalizar essa ideia para ter uma noção um pouco da história da nossa cidade. Então, assim, crianças do ensino fundamental puderam conhecer alguns pontos turísticos mapeados, como a Igreja Santa Teresa D’Ávila, a Beira Rio e os pontos principais da cidade”, afirma.

No âmbito da Superintendência de Desenvolvimento Regional, foram promovidas ações com foco no empreendedorismo feminino e na capacitação profissional. Entre as iniciativas estão cursos de qualificação, como o Decola Vendas, realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e o curso de cuidadora infantil, desenvolvido em parceria com o Senac. “22 mulheres foram capacitadas, já estão aptas no mercado de trabalho, e automaticamente o Sine já cadastrou ela para quando aparecer a oportunidade, encaminhá-las para o mercado de trabalho”, diz.


Novas ações para 2026

Para 2026, está em planejamento a criação do Emprega Imperatriz Juventude, iniciativa voltada ao incentivo ao primeiro emprego de jovens da cidade. Outro projeto em desenvolvimento é a implantação da Escola de Governo do Município, que vai oferecer cursos gratuitos destinados aos servidores públicos municipais.

A proposta pedagógica da escola será organizada em três áreas: administração e ética, tecnologia e inovação, e atendimento humanizado.

“O objetivo dessa escola é qualificar o servidor municipal. Estamos nos aproximando de dez mil servidores, é importante qualificá-lo para poder atender melhor os munícipes, atender melhor os moradores e os visitantes. Queremos dar uma pronta resposta para quando os munícipes procurarem as secretarias e ali terem um atendimento qualificado, principalmente com o foco do atendimento humanizado”, garante o secretário da Sedec, Esmeradhson de Pinho.

De acordo com o secretário, a escola contará com parcerias com instituições de ensino superior do município e vai ofertar cursos com diferentes cargas horárias. “Estamos buscando o que é melhor para a cidade, porque como todo mundo já sabe, a cidade está renascendo”, afirma o secretário.

Também estão em desenvolvimento ações voltadas à inovação e tecnologia, como o lançamento de um projeto direcionado a startups e a criação de um hub de tecnologia e inovação.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Duarte JR tem razão.

  A comparação ofende o brio do nosso povo, até porque o Maranhão é muito bom, as estradas são maravilhosas, a travessia pra Baixada é um pa...