20 agosto 2026

Inquérito apura possível irregularidade na Câmara de Estreito

 


Promotoria investiga tramitação que resultou na promulgação tardia das Leis Municipais nº 136/2025 e nº 140/2025

A Câmara Municipal de Estreito, presidida pelo vereador Helismar Moreira de Freitas, é investigada pelo Ministério Público do Maranhão por causa de possíveis irregularidades na tramitação legislativa de duas leis municipais promulgadas somente após um período considerado tardio.

A 1ª Promotoria de Justiça de Estreito, decidiu converter uma Notícia de Fato em Inquérito Civil para aprofundar a apuração.

Segundo a portaria, o objeto do inquérito é “apurar possíveis irregularidades na tramitação legislativa que culminou na promulgação tardia” das duas leis municipais,

A apuração teve origem em uma manifestação registrada na Ouvidoria do Ministério Público, sob o protocolo nº 53300012026.

O Ministério Público pretende esclarecer as circunstâncias que levaram à promulgação tardia das duas normas e, especialmente, verificar se os procedimentos adotados pela Câmara Municipal respeitaram as regras legais e regimentais.

Ao final da investigação, caso sejam identificadas irregularidades e elementos suficientes, o Ministério Público poderá adotar as medidas que considerar cabíveis, inclusive no âmbito judicial.

Fonte: Portaria nº 23/2026 – 1ªPJEST, Inquérito Civil SIMP nº 001398-509/2026, Ministério Público do Estado do Maranhão.

 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Inquérito apura possível irregularidade na Câmara de Estreito

  Promotoria investiga tramitação que resultou na promulgação tardia das Leis Municipais nº 136/2025 e nº 140/2025 A Câmara Municipal de E...