14 novembro 2009

Colômbia anuncia detenção de três membros da Guarda Nacional da Venezuela

BOGOTÁ - Três membros da Guarda Nacional da Venezuela foram detidos por autoridades colombianas no departamento (estado) de Vichada, no leste do país, e serão entregues nas próximas horas ao Governo venezuelano, informou neste sábadoo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

"Ontem, a Polícia da Colômbia deteve três integrantes da Guarda Nacional da Venezuela em Vichada. Agora, serão entregues às autoridades da Venezuela com toda a decência, como corresponde", disse Uribe.

O presidente da Colômbia não confirmou o motivo da detenção, mas falou que os militares devem levar uma "mensagem de que aqui há afeto pelo povo irmão da Venezuela".

A detenção dos três militares é o incidente mais recente nas tensas relações diplomáticas e comerciais entre Colômbia e Venezuela.

O Governo colombiano apresentou ao Conselho de Segurança da ONU e à Organização dos Estados Americanos (OEA) uma nota de protesto por "ameaças" do Executivo da Venezuela.

A tensão entre os dois países aumentou desde que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, alertou seus compatriotas para a possibilidade de uma guerra por causa do acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos e pediu para que estivessem preparados.

Chávez vê o convênio, que permite a militares americanos o uso de bases colombianas, como uma ameaça para seu país e a região.

Dias depois da polêmica declaração, o presidente da Venezuela disse que apenas fez uma reflexão baseada no ditado latino "si vis pacem, para bellum" ("se queres a paz, prepara a guerra") e atribuiu a "uma manipulação midiática" a compreensão de que era uma convocação a um confronto.

As relações entre Colômbia e Venezuela estão "congeladas" desde agosto por decisão de Chávez.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...